Guardas municipais de Bacabeira deflagram greve por tempo indeterminado
Política

Guardas municipais de Bacabeira deflagram greve por tempo indeterminado

Categoria acusa Alan Linhares de ter cortado a gratificação e não pagar o piso salarial dos servidores

A inadimplência da Prefeitura de Bacabeira com os servidores do município levou os guardas municipais a deflagarem greve geral, nesta quarta-feira (11), por tempo indeterminado, até que todas as reivindicações da categoria sejam atendidas pelo prefeito da cidade, Alan Linhares (PTB).

De acordo com os guardas municipais, que se concentraram pela manhã em frente à sede do Executivo municipal, o prefeito de Bacabeira teria cortado a gratificação dos servidores, negado o aumento do adicional de risco e da execução do plano de carreira.

Eles acusam Alan Linhares de ter ainda cancelado o uso de viaturas e equipamentos novos para auxiliar nas rondas, e de negar novos fardamentos e equipamentos, além de não querer pagar o piso salarial.

A volta do regime de escalas - mantido desde a fundação da guarda municipal, há mais de 10 anos, por todas as administrações anteriores - está entre as principais reivindicações. A categoria exige ainda a ocupação dos cargos de comando por servidores de carreira da própria instituição. Atualmente essas funções são exercidas por militares reformados da Polícia Militar (PM).

Apesar das várias tentativas de diálogo dos guardas municipais com o prefeito de Bacabeira para solucionar o problema, Alan Linhares não tem aceitado qualquer acordo com a categoria. Nem mesmo a entrada do Sindicato Estadual dos Guardas Municipais no movimento demoveu o gestor, que resolveu que os guardas devem agora trabalhar de segunda a sábado.



Comente esta reportagem