Fufuca é relator de CPI que investiga a máfia de próteses médicas no país
Política

Fufuca é relator de CPI que investiga a máfia de próteses médicas no país

Reportagem do Fantástico apontou que médicos levaram propina para favorecer empresas

O deputado federal maranhense André Fufuca, do PEN, assumiu a Relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara na última quinta-feira (26), para apurar as denuncias vinculadas no programa Fantástico da TV Globo na série de reportagens sobre a “Máfia das Próteses”. A  CPI  tem como objetivo investigar esquema fraudulento de comercialização e uso de próteses médicas no país.

Fufuca, que é médico por formação, foi indicado ao cargo de relator da CPI pelo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB). A Presidência da comissão ficou a cargo do deputado mato-grossense Geraldo Resende, do PMDB. Não houve indicação dos partidos para a vaga de vice.

Durante pronunciamento, o parlamentar maranhense informou que os membros da comissão se reunirão na próxima segunda feira (30) para definirem o plano de trabalho da Comissão, e lamentou o conluio entre os profissionais e indústrias no esquema fraudulento de proninagem e cirurgias desnecessárias.

- A máfia das próteses, infelizmente, é uma realidade no Brasil. Nós estaremos combatendo essa prática nefasta e investigando a fundo tudo isso, a participação de médicos, industriais e todos  que  cometeram  crime contra a vida das pessoas e contra o erário público. Esperamos contar com o apoio da imprensa e das vítimas para podermos apurar tudo minuciosamente e dar nossa parcela de contribuição para o fim desse prática nociva a sociedade - afirmou Fufuca.

De acordo com a reportagem do Fantástico, médicos recebem comissões para utilizar o material de determinadas fornecedoras de próteses ou indicam cirurgias desnecessárias. Além disso, apresentam orçamentos superfaturados para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) e os planos de saúde a pagarem pelos procedimentos.



Comente esta reportagem