Política

“Ofende tudo em que acredito”, diz Rafael Silva sobre carta de 49 entidades da Mulher

Advogado tenta diminuir o peso de acusações de agressões à sua ex-namorada com o fato do deputado César Pires ter requerido sua convocação pela CDHM da Assembleia

O advogado Rafael Silva Júnior encaminhou a seguinte "Carta Pública de Resposta" ao Atual7 sobre a matéria "49 entidades de direitos da Mulher emitem carta contra advogado Rafael Silva", onde em relato extremamente assustador, é acusado de um total de seis casos de agressões contra sua ex-namorada, que teria vítima de chutes no corpo, sufocamentos, mordidas, tapas, xingamentos, desqualificação pelo preconceito quanto às suas roupas, condutas e amizades, além de ter tido o nariz quebrado em uma das agressões.

O advogado Rafael Silva, acusado por 49 entidades de Direitos Humanos ligados á Mulher de ter agredido sua ex-namorada por várias vezes
Divulgação Espancador O advogado Rafael Silva, acusado por 49 entidades de Direitos Humanos ligados á Mulher de ter agredido sua ex-namorada por várias vezes

No texto, Rafael diz que a "Carta Aberta à Sociedade Maranhense" - emitida por nada menos que 49 entidades de defesa dos Direitos Humanos ligados à Mulher - é "guiada pelo desejo de destruição" e que resolveu respondê-la porque ela ofende tudo que ele acredita como "defensor dos direitos humanos".

- Respondo assim aos termos da “Carta Aberta à Sociedade Maranhense” porque ela ofende tudo em que acredito como defensor de direitos humanos. Ela nada constrói - argumenta.

Em um dos trechos de sua defesa, o advogada solicitou que fosse anexado documentos em que tenta diminuir o peso das supostas agressões físicas à sua ex-namorada, pelo simples fato do deputado César Pires (DEM), ligado ao clã Sarney e com raízes no escravismo, ter anunciado que protocolará um requerimento convocando Rafael Silva a prestar esclarecimentos à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Assembleia Legislativa sobre a grave acusação.

- Por que, enfim, no segundo semestre do ano passado, ela fez chegar as acusações inverídicas que agora são espalhadas no espaço público a um deputado estadual de grupo político cujos principais expoentes eu já denunciei por atos de corrupção, ficha suja, violência contra quilombolas? - questionou.

Leia abaixo a "Carta Pública de Resposta" de Rafael Silva:

DIREITO DE RESPOSTA

Recentemente foi publicado um documento intitulado “Carta Aberta à Sociedade Maranhense” neste blog, que direciona um conjunto de acusações (inverídicas) contra mim e contra o funcionamento do sistema de Justiça do Maranhão.

Tal “Carta” foi posta em circulação nas mídias e redes sociais, instigando comentários diversos. É, notadamente, uma Carta guiada pelo desejo de destruição.

Aprendi com as crianças do residencial Menino Gabriel (antigo “Bob Kennedy”, em Paço do Lumiar) que atos de vingança e destruição são rápidos, de grande poderio, mas jamais são movidos por ideais éticos ou de justiça. Aquelas crianças que brincavam sobre os escombros de suas casas (que haviam sido derrubadas em operação de reintegração de posse no dia anterior), me deram a generosa lição que o tempo da construção é mais demorado, mas que ele apenas nos fortalece quando a solidariedade forja a argamassa coletiva de nossos sonhos.

Peço aos que visualizarem essa matéria que tenham a delicadeza de ler a “Carta Pública de Resposta”, por mim redigida, que vai anexa. Ela vai acompanhada de documentos comprobatórios do que afirmo. Respondo assim aos termos da “Carta Aberta à Sociedade Maranhense” porque ela ofende tudo em que acredito como defensor de direitos humanos. Ela nada constrói.

Quem ler a “Carta Pública de Defesa” até o final tirará suas próprias conclusões. Após esse gesto de defesa, retorno ao conjunto das lutas populares, como sempre fiz.

Nelas convivo com homens e mulheres que têm a força de estender as mãos a quem precisa e, ainda assim, nunca perdem a delicadeza de lutar.

Essa é a vida que escolhi para mim.

Rafael Silva, São Luís-MA, abril de 2015



Comente esta reportagem