Wellington quer que CPI do Senado e Câmara apurem extermínio de jovens negros no MA
Política

Wellington quer que CPI do Senado e Câmara apurem extermínio de jovens negros no MA

Estudos apontam que o Maranhão é o terceiro estado com a maior taxa de crescimento de homicídios da população jovem do país, sendo 87% desse total formado por negros

O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso, do PPS, solicitou que as CPIs da Câmara dos Deputados e do Senado Federal venham ao Maranhão para apurar o extermínio de jovens negros e participar de Audiência Pública que discutirá a problemática.

A iniciativa faz parte do requerimento de n.° 265/2015, apresentado pelo parlamentar, e que almeja a discussão ampla sobre o extermínio da juventude negra e de baixa renda no estado, bem como a articulação de formas de solução para a questão.

"Fizemos o requerimento de Audiência Pública à Assembleia Legislativa e, paralelo a isso, enviamos solicitação ao presidente da CPI Jovem, deputado Reginaldo Lopes, e à CPI do Senado, que trata do tema, a fim de que as CPIs venham ao Maranhão e aqui possam averiguar e discutir a problemática", relatou.

Segundo Wellington do Curso, o Maranhão aparece entre os três estados com a maior taxa de crescimento de homicídios da população jovem do país, e que, desse total, a maioria esmagadora é formada por negros.

"O Maranhão é o terceiro Estado com a maior taxa de crescimento de homicídios da população jovem em todo o Brasil, segundo pesquisas divulgadas. Estudos mostram ainda que do total de jovens assassinados nos últimos anos, 87% eram negros. Ante isso, ressalta-se a importância da Audiência que será realizada, tendo em vista a problemática que estará em discussão. Estar em defesa da juventude é estar em defesa das famílias maranhenses e, sobretudo, em defesa daquilo que o ser humano possui de mais importante: a vida", enfatizou o parlamentar.



Comente esta reportagem