Cabo Campos apresenta Projeto de Lei que concede anistia aos militares
Política

Cabo Campos apresenta Projeto de Lei que concede anistia aos militares

Movimento reivindicatório eclodiu em novembro de 2014, com o objetivo de cobrar do governo melhorias salariais e de condições de trabalho

O deputado Cabo Campos, do PP, apresentou projeto de lei que anistia as punições dos militares estaduais que participaram de movimento reivindicatório ocorridos em 23 de novembro a 02 de dezembro de 2011 e de 26 a 31 de março de 2014. O PL tem objetivo principal de alcançar os policiais e bombeiros militares que participaram das duas manifestações, além de todos os atos anteriores e posteriores correlatos aos movimentos reivindicatórios.

O movimento reivindicatório eclodido em novembro do ano passado teve como objetivo cobrar do governo melhorias salariais e de condições de trabalho. Passados 10 dias de manifestação, o governo Roseana Sarney fez um acordo com os participantes, atendendo todas as reivindicações dentre elas a anistia de todos os militares que participaram do movimento. Esse acordo foi assinado pelo representante do Governo do Maranhão, Ministério Público, OAB-MA, e Associações de Classe, porém, mesmo a existência do acordo, foram instaurados IPMs (Inquérito Policial Militar), com objetivo de apuração e condenação os militares que participaram do movimento.

Após os IPMs, vários militares foram indicados por crime militar, sendo que o MP-MA direcionou a denuncia pedindo a condenação de militares por suposto crime capitulado no Código de Penal Militar. Dois policiais militares chegaram a ser condenados pela Auditoria Militar do Estado.

Agora, com o PL proposta pelo deputado Cabo Campos,  a previsão é que o descumprimento do acordo firmado com o governo passado impeça todo tipo de injustiça direcionada aos militares que participaram dos movimentos reivindicatórios.



Comente esta reportagem