Política

Prefeitos irão apresentar pauta de reivindicações ao governador Flávio Dino

Figuram como principais assuntos solução para o imbróglio relacionado aos convênios firmados, ano passado, entre Estado e Prefeituras

Prefeitos e prefeitas integrantes de Consórcio Intermunicipais elaboraram, nessa quinta-feira (23), uma pauta de reivindicações que será apresentada, já na próxima semana, ao governador Flávio Dino (PCdoB).

Prefeitos durante reunião realizada nesta quinta-feira na Famem
Divulgação Consórcio IntermunicipaisPrefeitos durante reunião realizada nessa quinta-feira na Famem

A reunião foi proposta e coordenada pelo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), e realizada na Escola de Gestão Municipal da entidade.

Na oportunidade, os gestores definiram pela realização, em setembro, da I Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, que acontecerá em São Luís.

A pauta de reivindicações que será apresentada e discutida com o governador contém assuntos de total interesse dos municípios e que, de acordo com os gestores, necessitam de solução imediata.

Figuram como principais assuntos solução para o imbróglio relacionado aos convênios firmados, ano passado, entre Estado e prefeituras; custeio do transporte escolar; manutenção dos hospitais estaduais; e custeio do setor da segurança pública nas cidades.

“Hoje, estes são os assuntos que mais preocupam os prefeitos e que necessitam de uma resolução urgente por parte do Governo. Essa será a nossa pauta principal com o governador”, afirmou Gil Cutrim.

Prefeito de Pinheiro, Filuca Mendes avaliou como crítica a situação financeira dos municípios maranhenses e defendeu um posicionamento duro e enérgico por parte dos gestores.

“Os municípios estão sem dinheiro, praticamente falidos, principalmente devido a queda do FPM e ao subfinanciamento dos programas federais. E a sociedade, o cidadão, precisa conhecer essa dura realidade. Nós, prefeitos e prefeitas, temos que nos unir, cobrar os Governos [Estadual e Federal]”, disse.

Marcha

A I Marcha dos Prefeitos e Prefeitas do Maranhão, conforme ficou definido no encontro, será realizada em setembro e reunirá todos os 217 gestores municipais.

A ideia é que o evento municipalista ocorra durante dois dias. No primeiro, será promovida programação com palestras e oficinas abordando temas de interesse das cidades. O segundo será destinado para a realização de um grande encontro envolvendo todos os segmentos da classe política maranhense.

“Precisamos reivindicar melhorias para as cidades aqui, em nosso estado, junto a nossa classe política. A Marcha será um grande encontro no qual iremos abordar a crítica situação financeira dos municípios, unir forças e buscar soluções para modificar esse cenário”, explicou o presidente da FAMEM.

Também participaram da reunião na entidade municipalista os prefeitos Ribamar Alves (Santa Inês), Crisogno Vieira (Riachão), Djalma Melo (Arari), Maura Jorge (Lago da Pedra), Rochinha (Balsas), Josemar Sobreiro (Paço do Lumiar), Luci Maciel (Satubinha), José Leandro (Vitorino Freire), Amin Barbosa (Carutapera), Junior Cascaria (Poção de Pedra), Cid Costa (Buriti Bravo), José Antônio (Bequimão), Tancledo Lima (Paulo Ramos) e Nice de Jesus (Guimarães).



Comente esta reportagem