Representações de 25 comunidades assinam Nota de Repúdio contra Raimundo Cutrim
Política

Representações de 25 comunidades assinam Nota de Repúdio contra Raimundo Cutrim

Deputado saiu em defesa de grileiros dos campos inundáveis do município de Anajatuba. Caso pode configurar quebra de decoro e levar à cassação do mandato

Trecho inicial da nota de repúdio ao deputado estadual Raimundo Cutrim, que que está apoiando grileiros em Anajatuba
Divulgação Grileiro Trecho inicial da nota de repúdio ao deputado estadual Raimundo Cutrim, que que está apoiando grileiros em Anajatuba

Organizações e representações de 25 comunidades assinaram uma Nota de Repúdio, no último dia 9, por meio do Fóruns e Redes de Defesa dos Direitos da Cidade do Maranhão, contra o deputado estadual Raimundo Cutrim (PCdoB), por apoiar grileiros dos campos inundáveis do município Anajatuba, objetos de cobiça do agronegócio - monocultivo do arroz e criação extensiva de gado bubalino.

Talvez por falta de conhecimento de causa, no início da semana passada, dia 6, Cutrim utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para acusar o juiz aposentado Jorge Moreno de incentivar populares a invadir os terrenos. Na nota, porém, as entidades esclarecem que partiu delas o convite para que Moreno deliberasse junto aos órgãos públicos responsáveis em favor das comunidades, que estariam sendo alvo de violações, tais como proibição da prática da pesca, criação de animais, banho nas fontes e até mesmo amarração de embarcações, no caso canoas.

Neste caso, quem estaria invadindo os campos, de acordo com a Nota de Repúdio, seriam os grileiros defendidos pelo deputado, que estão colocando cercas nos campos com o nítido propósito não só de ocupação, mas de apropriação destes bens, esbulhando o Estado do seu patrimônio, por meio da prática ilegal de “invasão de terras públicas”, prevista como crime no artigo 20, caput, da Lei 4.947/66.

Segundo as entidades, diversos moradores dessas áreas, ocupantes tradicionais, sofrem inclusive ameaças dos invasores defendidos pelo deputado, que se auto-intitulam legítimos proprietários do local, sem ao menos apresentar documento estabelecido por lei que comprove tal condição, e alertam para que a Comissão de Ética do Legislativo maranhense averigue se é lícito a um parlamentar reunir-se com quem está praticando crime e fazer sua defesa, e se esse fato não configura quebra de decoro parlamentar, o que pode acarretar na cassação do mandato do comunista.

Diferente do que colocou Raimundo Cutrim durante o seu discurso, a nota diz ainda que o Ministério Público já teria expedido recomendações aos transgressores para retirarem as cercas dos campos, restando apenas o cumprimento da ação pelo delegado de Polícia local.



Comentários 12

  1. Vereador Marcelo Moraes

    Dando ênfase ao acontecido vejo que esse deputado serve p defender os interesses de quem oprime o nosso povo, quero dizer ao Juiz nosso companheiro Dr. Jorge Moreno que o povo do Maranhão sabe o que é luta social e que existem pessoas nesse estado que são capazes de lutar pela vida esse povo é dos FÓRUNS E REDES DA CIDADANIA. Vamos fazer a diferença entre nós eles.

  2. Ivan Sousa

    FORA DEPUTADO! Quem defende grileiros e fazendeiros que violam os direitos do povo não merece ocupar esse cargo! Os campos devem ficar livre DEPUTADO! OS CAMPOS SÃO ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL, você devia saber disso, mas você faz parte do grupo dos que violam os direitos e as leis.

  3. Márcia Bezerra

    Ao deputado Raimundo Cutrim,(PCdoB), por apoiar grileiros dos campos inundáveis do município de Anajatuba, o nosso REPÚDIO. Aos homens e mulheres, que lutam pra ver os campos livre de búfalos e cercas, o nosso APLAUSO!!!!!!!

  4. Tereza Reis

    Imaginar que o povo votou nele e ele defende os fazendeiros! Claramente ele é contra o povo!

  5. Ianaldo Pimentel Ferreira

    Povo do Maranhão, precisamos nos livrar das cercas e de búfalos nos Campos e de políticos como o deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) que defende os interesse daqueles que oprimi o nosso povo. FÓRA, FORA, FORA DEPUTADO NÃO MERECE RECEBER O SALÁRIO PAGO PELO POVO TRABALHADOR. NÚCELO DE CANTANHEDE

  6. REGIANE FRANCO

    É vergonhoso o deputado Raimundo Cutrim usar a tribuna da assembleia legislativa para defender grileiros.Devia era está defendendo os campos que são áreas de preservação ambiental e também apoiar o povo que precisa dos campos alagados para tirar o sustento de sua família. ESSE TIPO DE DEPUTADO NÃO QUEREMOS NO MARANHÃO!'

  7. Géssica Jardim

    Repudiamos toda e qualquer ação, de quem quer que seja, que lute contra os lavradores, pescadores, ribeirinhos, quilombolas.... Pois para nós dos FÓRUNS E REDES, é inadmissível aceitar e apoiar os corruptos e grileiros que não se preocupam com o bem estar do povo. Atitudes como esta, que teve o deputado RAIMUNDO CUTRIM, para nós serve de repudia e desprezo, pois quem apoia os malfeitores e grileiros está contra o povo e merece ser banido do cargo e desmoralizado publicamente para que não venha cometer mais nenhum delito contra a população. As ações de quem se diz ser representante do povo é estar SEMPRE ao lado do POVO, defendo os interesses, e buscando garantir os direitos da população, não os seus e dos grileiros de terras públicas. ABAIXO AS CERCAS! CAMPOS LIVRES!NÓS NÃO QUEREMOS QUE ALGUÉM DESTE TIPO NOS REPRESENTE! FORA! FORA!

  8. kassia karileny Pereira Nascimento

    Usa a Tribuna parlamentar para atacar o povo e defender sgrileiros, escravocratas mostra bem quem é Raimundo Cutrim, um cara que defende interesses próprios e dos finaciadores de suas campanhas. Liberdade para o Povo e cadeia, perca de mandato para os grileiros e seus defensores.

  9. ADAILSON PEREIRA

    REPUDIAMOS esse deputado minúsculo que não sabe qual o seu papel como parlamentar, UM PARLAMENTAR DE VERDADE DEFENDE AS LUTAS DO POVO E VOCÊ raimundo cutrim FAZ AO CONTRÁRIO DEFENDE GRILEIROS E OPRESSORES...FORA FORA FORA raimundo cutrim O MARANHÃO NÃO PRECISA DE VOCÊ...NOSSOS BRAÇOS NOSSAS MÃOS POR UM NOVO MARANHÃO!!! ESSA LUTA É DO POVO. FÓRUNS E REDES DE CIDADANIA DO MARANHÃO - NÚCLEO DE BEQUIMÃO

  10. ADAILSON PEREIRA

    CADÊ OS OUTROS DEPUTADOS?? ONDE ESTÃO PARA DEFENDER O POVO?? PRECISAMOS SABER QUEM ESTÁ AO LADO DO POVO??

  11. Reinaldo Bione Senna

    É vergonha a situação dos nossos povos tradicionais aqui no meu município de Fernando Falcão-Ma a Grilagem de terras é uma vergonha o tem de gente sendo ameaçadas de perder suas terras para esses grileiros que chegam com seus cabangas e colocam para correr as pessoas que moram aqui durante toda a sua vida e o pior que as autoridades do nosso município sabem de tudo e nada fazem...

  12. Geovane Lima

    Em nome da ONG OCCIS e dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão / Núcleo de Santa Luzia, Repudiamos o pronunciamento e as atitudes do Deputado Raimundo Cutrim.

    É importante deixar claro que o Deputado Raimundo Cutrim, está defendendo meia duzia de fazendeiros, que pelas suas práticas tudo indica que enriqueceram se apropriando de bens públicos. Deputado que defende quem rouba o que é público, não pode pousar de autoridade pública, mas de criminoso, formador de quadrilhas.

    Abra o olho Deputado Raimundo Cutrim, veja o que está acontecendo com o Prefeito de Pedreiras, que pode ter seu mandato cassado e ser preso nos próximos dias, exatamente por se apropriar do que é do povo.

    O povo de Anajatuba, tem o apoio de milhares de Maranhenses militantes dos Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão.

    Pode ter certeza de que será da seguinte forma: de um lado Grileiros de Terras Públicas e o Deputado Raimundo Cutrim, do outro lado o povo e os Fóruns e Redes de Cidadania do Maranhão, em parceria com centenas de entidades da sociedade civil organizadas.

    Alguém dúvida de mais uma vitória do povo organizado, contra grileiros de terras públicas e o Deputado CORRUPTO Raimundo Cutrim?

Comente esta reportagem