Sem transparência: Haroldo Saboia não presta contas de campanha e complica o PSOL
Política

Sem transparência: Haroldo Saboia não presta contas de campanha e complica o PSOL

Suspeita de desvio da verba foi publicada pelo Atual7 desde o mês de março. Pela lei, legenda deve perder quota do Fundo Partidário

A chiadeira esquerdista caviar após a revelação do Atual7, em meados de março deste ano, sobre a suspeita de desvio do fundo partidário por parte do ex-presidente do PSOL no Maranhão, Haroldo Saboia, ganhou novos rumos, e pode complicar a vida financeira da legenda no estado.

Destinação da verba do Fundo Partidário do PSOL só é sabida por Haroldo Saboia e sua panelinha no partido
TRE MA Cadê o dinheiro que estava aqui? Destinação da verba do Fundo Partidário do PSOL só é sabida por Haroldo Saboia e sua panelinha no partido

De acordo com a resenha do julgamento da prestação de contas n.º 20-81/15, feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, que tem como relator o desembargador José Eulálio Figueiredo de Almeida, o diretório estadual do Partido Socialismo e Liberdade, controlado por Saboia mesmo fora da Presidência, omitiu a entrega da prestação de contas final da campanha eleitoral de 2014, única forma do provar - sob a fiscalização da Justiça Eleitoral - se as suspeitas de maracutaia com o dinheiro público eram falsas.

Na época em que o Atual7 publicou a suspeita de falcatrua, a panelinha estadual e a Executiva Nacional do PSOL preferiram faltar com transparência e agir com corporativismo para proteger Haroldo Saboia, em vez de cobrar de seu afiliado as cópias dos extratos do balanço financeiro de campanha.

Sob a presidência do desembargador Antônio Guerreiro Júnior, os membros do TRE-MA acordaram, desde o dia 5 de maio, por unanimidade, julgar não prestadas as contas do PSOL-MA, nos termos do voto do relator, com fundamento no parágrafo 3º do artigo 38 da Resolução n.º 23.406/2014, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Analisando os documentos acostados aos autos, observa-se que malgrado tenha sido intimado para apresentar suas contas, o partido interessado permaneceu inerte, deixando transcorrer in albis o prazo assinalado para tal", diz trecho do voto do desembargador José Eulálio.

Pela mesma Resolução do TSE, nos termos dos parágrafos 3º e 4º do artigo 54, como não apresentou sua prestação de contas de campanha, relativa às últimas eleições, o PSOL do Maranhão deve perder o direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário. Por descumprir a determinação legal de informar à Justiça Eleitoral a origem e a destinação dos recursos aplicados em campanha, a suspeita de que o ex-presidente da legenda desviou a verba do partido permanece.

Velho costume

Esta não é a primeira vez que Haroldo Saboia tem seu nome envolvido em escamoteamento de dinheiro público.

Durante sua passagem pela Câmara Municipal de São Luís na gestão do ex-vereador Ivan Sarney, o esquerdista caviar foi descoberto publicamente pelo presidente da Casa, em pleno Plenário, alugando uma casa e um carro próprios para ele mesmo, por meio da verba de gabinete.



Comente esta reportagem