Trabalho de Murad, Hospital de Câncer do MA comemora um ano de funcionamento
Política

Trabalho de Murad, Hospital de Câncer do MA comemora um ano de funcionamento

Unidade foi reformada e transformada em um centro exclusivo para o tratamento de pacientes oncológicos no estado

Reformado e transformado pelo ex-secretário de Saúde Ricardo Murad em um centro exclusivo para o tratamento de pacientes oncológicos no estado, o Hospital de Câncer do Maranhão Dr. Tarquínio Lopes Filho, antigo Hospital Geral, celebrou, nessa terça-feira 25, um ano de atividade.

Estrutura do hospital e como ele ajuda pacientes que sofrem com a doença é um dos legados deixados por Murad no Maranhão
Divulgação Dedicado ao paciente oncológico Estrutura do hospital e como ele ajuda pacientes que sofrem com a doença é um dos legados deixados por Murad no Maranhão

A unidade conta com uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que dispõe de 123 leitos de internação clínica, cirurgia, centro cirúrgico com cinco salas, uma Unidade de Terapia Intensiva e Semi-Intensiva, consultórios, dois leitos de estabilização, sala de medicação, leitos de observação feminina e masculina, salas de classificação de risco e de medicação. Desde a inauguração feita por Murad, de acordo com dados do próprio governo Flávio Dino, o Hospital de Câncer do Maranhão realiza cerca de quatro mil atendimentos por mês, o que vem tornando possível o fim da fila de espera para cirurgias, já que, com a especialização do centro, os pacientes que precisam de procedimentos cirúrgicos passaram a ser internados imediatamente.

“Hoje é um dos dias mais importantes para a história da saúde do nosso estado, um dia que marca a evolução da saúde pública maranhense. Transformarmos o Hospital Geral, que era o único do Estado que atendia a praticamente todas as especialidades, numa só especialidade importantíssima para o nosso povo, que é a oncologia, mostra a dimensão e a qualidade do trabalho que foi realizado em favor dos maranhenses”, declarou o ex-titular da pasta, quando da inauguração do hospital.

Além do tratamento cirúrgico, o centro contra também com uma enfermaria de cuidados paliativos, com 14 leitos. No local, é dada assistência a doentes crônicos, que não têm mais prognóstico terapêutico, cuja enfermidade está em progressão e ameaça a continuidade da vida.

Nesse período de um ano, foram realizadas 35.593 consultas médicas, 269.229 atendimentos de multidisciplinaridade, 1.228 procedimentos e cirurgias, 4.769 internações, 6.804 sessões de quimioterapia, 6.521 atendimentos de urgência e emergência, 9.546 tomografias e 2.190 mamografias, entre outros vários procedimentos e exames.

Resultado do trabalho implementado na saúde pública do Maranhão pelo ex-secretário de Saúde, como atestam os dados fornecidos pelo governo Dino, os pacientes contam ainda com a assistência da equipe de médicos especialistas, enfermeiros, cirurgiões, farmacêuticos, bioquímicos, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e nutricionistas.



Comente esta reportagem