Governo Flávio Dino também abandona obras de construção da Ponte Pai Inácio
Política

Governo Flávio Dino também abandona obras de construção da Ponte Pai Inácio

Obras são anunciadas desde 2013 pela Prefeitura de São Luís. Estado assumiu a construção, mas também abandonou

De responsabilidade do governo Flávio Dino como forma de esconder o desvio de dinheiro público e o estelionato eleitoral cometido pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), as obras de construção da ponte sobre o Rio Gangan, a Pai Inácio, no Turu, estão paralisadas.

Depois do prefeito Edivaldo, foi o governador quem abandonou a tão sonhada obra
Deputado Wellington do Curso Aqui jazDepois do prefeito Edivaldo, foi o governador quem abandonou a tão sonhada obra

A denúncia foi feita pelo deputado estadual Wellington do Curso (PPS), da base governista, nessa terça-feira 29, quando voltou a cobrar da Prefeitura de São Luís informações sobre o dinheiro que havia destinado desde 2013 para a obra.

Durante o pronunciamento, o parlamentar questionou sobre os motivos que levaram à recente paralisação da construção da ponte, já que teve seu lançamento anunciado duas vezes e não se concretizou. Quanto à transparência, o deputado afirmou não entender o motivo pelo qual não há placa de identificação da obra e da empresa contratada no local, tampouco informações sobre o valor e prazo, e destacou a necessidade de se investigar a regulamentação ambiental das obras, já que houve desmatamento das matas ciliares às margens do rio.

“Há mais de 20 dias, trouxemos à tribuna da Assembleia o descaso com o dinheiro público, caracterizado pelo lançamento da construção, anunciado duas vezes, da ponte do Rio Gangan pela Prefeitura de São Luís. Como se o disparate da paralisação repentina das obras, a falta de transparência e, ainda, o destino incerto de quase 8 milhões de reais não fosse o suficiente, nos deparamos agora com a possibilidade de crimes ambientais. Ora, nós somos a favor da construção da ponte e reconhecemos a importância da obra. Estamos ao lado do povo e é por isso que aqui trazemos os questionamentos da população. Queremos, sim, a ponte, mas não podemos admitir o constante descaso com o dinheiro público, a falta de transparência e informações e, tampouco, a prática de crimes ambientais. Por isso, solicito informações, não apenas para atender aos meus questionamentos, mas para conceder respostas àqueles que estão sendo, diariamente, prejudicados com a recente paralisação das obras de construção da ponte sem motivo aparente: o cidadão maranhense” pontuou.

Entenda o descaso e cobrança

Populares espalharam placas no local cobrando a retomada da obra
Deputado Wellington do Curso Enganados novamente Populares espalharam placas no local cobrando a retomada da obra

A construção da Ponte do Rio Gangan, que ligaria os bairros Parque Vitória e Turu, é uma obra que já teve seu lançamento anunciado duas vezes: uma em 2013, outra no dia 24 de agosto de 2015. As obras, que foram retomadas no segundo semestre de 2015, agora estão inertes.

Além da súbita suspensão das obras, há a falta de transparência quanto à aplicação dos recursos, já que não há nenhuma placa informando o valor total ou o prazo; tem-se ainda o incerto destino de quase 8 milhões de reais que, a princípio, seriam destinados à revitalização e à canalização do Rio Gangan, obras essas que não foram realizadas. Como se tais irregularidades não fossem o suficiente, há ainda a possibilidade de prática de crimes ambientais por parte da gestão municipal durante a realização das obras, já que houve o desmatamento das matas ciliares às margens do rio.

Partindo de tal possibilidade, o deputado Wellington do Curso solicitou, mais uma vez, informações quanto à aplicação dos recursos e, dessa vez, solicitou investigação quanto à regularidade ambiental das obras. Além disso, Wellington solicitou que a prefeitura disponibilizasse cópia do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e/ou Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Os ofícios foram protocolados na tarde de ontem e foram encaminhados à Promotoria do Meio Ambiente, ao IBAMA, à Delegacia de Meio Ambiente e ao Município de São Luís.



Comentários 9

  1. Mario Santos

    Enganados mais uma vez, e por acasa aquila ali atras não seria uma ponte. Wellington como sempre atras de holofotes e mídia.

  2. Adriano

    A equipe que estava fazendo o trabalho era para o levantamento da ponte e deve vir outra equipe para fazer a terraplanagem, drenagem e asfaltamento, nem precisa ser engenheiro pra saber isso, mas o nobre deputado quer mesmo é causar.

  3. Lara

    Esse deputado ai so vai ficar fazendo a "ponte" pra Eliziane na Assembleia, e quando ele vai começar a trabalhar.

  4. tassia kerle

    a verdade e que o povo faz descaso do pouco que tem o povoado que nescessita da ponte que esta em fase de acabamente pra trazer melhorias a populaçaoade do turu obrigada prefeito por mais esse obra em nossa cidaed

  5. Izabelle Rodrigues

    A ponte está quase pronta, em breve veremos o resultado do bom trabalho do nosso prefeito.

Comente esta reportagem