Carros fumacê iniciam trabalhos de combate ao mosquito da dengue em Açailândia
Política

Carros fumacê iniciam trabalhos de combate ao mosquito da dengue em Açailândia

Ação teve início desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira 6. Veículos permanecerão à disposição do município por 15 dias

Teve inicio em Açailândia, desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira 6, uma grande operação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor  da dengue e de outras doenças. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre o Governo do Estado e prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhado do representante da Secretaria de Estado da Saúde, José Neto, o titular da Saúde municipal, Marco Aurélio, recebeu os cinco carros fumacê na tarde ontem 5. A ação teve inicio no Centro da cidade, mas será realizada em todos os bairros do município, seguindo um cronograma montado pela Secretaria de Saúde, que levou em consideração o número de incidência de casos de doenças que podem ter sido transmitidas pelo mosquito. Os carros fumacê permanecerão à disposição do município por 15 dias.

“Os veículos foram enviando pelo Governo do Estado e, agora que se encontram na cidade, serão utilizados para combater o mosquito da dengue. É uma determinação do prefeito Juscelino Oliveira que seja dada prioridade a qualidade de vida do povo. Então estamos sempre buscando parcerias que visam proporcionar o bem estar da população, e esta é mais uma delas”, afirmou.

Ao explicar que o produto exalado pelos carros fumacê não tem efeito algum sob o ser humano, Marco Aurélio lembrou que é recomendável aos moradores que abram as portas e janelas das residências.

“Inicialmente tem o incomodo do cheiro, que é um odor forte, mas logo passa. O produto não atinge a pessoa, só tem efeito sob os mosquitos, portanto, para que o serviço de combate a estes insetos tenha mais eficácia é recomendável que a população ao ver o veículo abra as portas, janelas e etc. Quanto maior o alcance do produto, mais a residência vão está protegida”, finalizou.

Há muito tempo os carros fumacê haviam parado de realizar ações de combate a mosquitos transmissores de doenças, o que pode ter sido a causa do aumento, por exemplo, de muriçocas. Constantemente a população fazia uso de programas de rádios do município para solicitar o reinicio desta atividade.



Comente esta reportagem