Fábio Macedo mentiu em nome da AL para proteger Fernando Furtado de cassação
Política

Fábio Macedo mentiu em nome da AL para proteger Fernando Furtado de cassação

Representação contra deputado do PCdoB foi protocolada junto à Comissão de Ética da AL desde o dia 25 de setembro

Mentira tem perna curta e a do deputado estadual Fábio Macedo (PDT), presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Maranhão, criada para proteger o colega de Parlamento Fernando Furtado (PCdoB) de um processo de cassação de mandato por quebra de decoro parlamentar, foi descoberta.

Documento mostra que o próprio presidente da Comissão de Ética da AL faltou com a ética ao mentir para proteger o colega
SMDH Pelego Documento mostra que o próprio presidente da Comissão de Ética da AL faltou com a ética ao mentir para proteger o colega

O flagra foi feito pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), no final da tarde deste sábado 17, uma das cinco entidades de sociedade civil que assinam as cinco representações contra Fernando Furtado cobrando a responsabilização do parlamentar por suas declarações racistas e homofóbicas.

Pressionado pela população diante da inércia da Comissão de Ética ao crime de incitação à violência e ao ódio contra índios e homossexuais promovido por Furtado, Macedo faltou com a verdade em nota oficial, distribuída nessa sexta-feira 16, em que fala em nome da "transparência, ética e moral do Legislativo Maranhense". A nota foi publicada no site da própria Assembleia. Segundo o deputado do PDT, até então, não tramitava qualquer representação na Comissão sobre quebra de decoro parlamentar ou quaisquer denúncias que pudessem atentar contra a ética dos deputados da Casa.

"O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Fábio Macedo (PDT), esclarece que até o momento não tramita nesta comissão, nenhuma representação de quebra de decoro parlamentar ou quaisquer denúncias que possam atentar contra a ética dos deputados desta Casa", diz trecho da nota.

Considerando como lamentável a atitude do parlamentar, a SMDH lembrou que, desde o dia 25 setembro passado, uma representação contra Fernando Furtado foi protocolada junto à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, e que o fato chegou a ser noticiado na imprensa da capital e no site da própria entidade, inclusive com arquivo para download da representação com o carimbo do protocolo da Assembleia.

"Se, até o momento, não foi aberto um procedimento na Comissão de Ética, presidida pelo deputado Fábio Macedo, consideramos lamentável", declarou a entidade.

Além da SMDH, as outras entidades que assinam as representações que Fábio Macedo disse que não existem são: o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), a Cáritas Brasileira – Regional Maranhão, a Comissão Pastoral da Terra – Regional Maranhão (CPT-MA) e a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís.



Comente esta reportagem