Campana ilegal da Polícia Federal pode por fim à Operação Sermão aos Peixes
Política

Campana ilegal da Polícia Federal pode por fim à Operação Sermão aos Peixes

Polícia Federal teria armado vigília em frente a residência do ex-secretário de Saúde do Maranhão

A Polícia Federal pode ter detonado com a Operação Sermão aos Peixes, nessa quarta-feira 19, ao ter armado campana em frente a residência do ex-secretário de Saúde do Maranhão, Ricardo Murad. Como o ex-secretário, que já havia prestado depoimento de quase 15 horas na sede da PF um dia antes, não foi informado oficialmente da necessidade de vigília deste tipo, a campana feita por agentes armados de fuzis em uma Toyota Hilux SRV preta, de placas OXZ-4936, pode ser caracterizada como ilegal, e dar margem para a anulação de todas as provas obtidas até agora pela Polícia Federal.

Durante a Operação Sermão aos Peixes, a PF identificou um suposto esquema de burla às regras da lei de licitação, que teria, segundo as investigações, facilitado o desvio de verba pública federal, com fim específico de enriquecimento ilícito de Murad e outros envolvidos. Apesar da terceirização na gestão da rede de saúde pública estadual ter sido iniciada no governo Zé Reinaldo, continuado no governo Jackson Lago e ainda imperar no governo Flávio Dino, inclusive com a mesma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Instituto Cidadania e Natureza (ICN), apenas a gestão de Ricardo Murad, que é cunhado da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB), foi investigada e apontada como suspeita de corrupção. Questionado sobre esse direcionamento, o superintendente Regional no Maranhão, delegado Alexandre Saraiva, alega que "não há nada de estranho nisso".

Vale lembrar que, para que as provas obtidas pela PF possam ser anuladas devido à campana ilegal na casa do ex-secretário de Saúde do Maranhão, um habeas corpus precisa ser impetrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Caso o STJ decida pela anulação, esta não será uma decisão inédita, uma vez que já foram anuladas provas obtidas pela Polícia Federal em outras ações, como a Operação Faktor (ex-Boi Barrica), que investigou negócios do empresário Fernando Sarney no Maranhão e de outros familiares do ex-senador José Sarney (PMDB-AP); a Operação Satiagraha, que investigou o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity; e a Operação Castelo de Areia, que apurou supostas irregularidades relacionadas à atuação da Construtora Camargo Corrêa.

O Atual7 procurou a defesa de Ricardo Murad, para saber se pretende acionar o STJ pedindo a anulação das provas obtidas pela PF durante a Operação Sermão aos Peixes, mas até a publicação desta matéria não houve retorno.

 



Comentários 3

  1. PESADELO

    Primeiro: é aguardar o julgamento incidental.
    Segundo: Pode haver outras provas.
    Terceiro: Ali é um barril cheio de [...] com dois dedos de doce de leite. Olhando de cima, pode até parecer que é um barril de doce de leite, mas experimenta mergulhar de cabeça pra ver o que acontece.
    ....

  2. augusto pereira de carvalho

    É ISSO QUE OS CARIDOSOS QUEREM!!!MAS A JUSTIÇA NÃO CAI NESSA LOROTA.

Comente esta reportagem