Nem saúde, nem segurança. Para brasileiros, corrupção é o maior problema do país
Política

Nem saúde, nem segurança. Para brasileiros, corrupção é o maior problema do país

Levantamento, realizado entre os dias 25 e 26 deste mês, foi fortemente influenciado pelas notícias da Operação Lava Jato

O Brasil sofre com vários problemas sociais, porém, para 34% dos moradores do país, o principal deles é a corrupção. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha neste domingo 29. Na sequência aparecem saúde, com 16%; desemprego, com 10%; educação e violência, com 8%; e economia, com 5%.

O levantamento, realizado entre os dias 25 e 26 deste mês, foi fortemente influenciado pelas notícias da Operação Lava Jato, que sacode o cenário político e empresarial do país.

Sob os governos Lula e FHC, o tema “corrupção” nunca havia sido apontado como o principal problema do país por mais de 9% dos pesquisados. O tema começou a ganhar força em 2013, no auge das manifestações populares que assolaram o país, quando o problema foi citado por 11%.

O Datafolha realiza esse tipo de pesquisa desde o governo Fernando Henrique Cardoso para detectar as principais preocupações dos brasileiros. Em 1996, por exemplo, o desemprego liderava o ranking, com 53%.

Caso o levantamento do instituto fosse feito com base em moradores por estado, no Maranhão, a influência seria da Operação Sermão aos Peixes, também deflagrada pela Polícia Federal, que sacode o cenário político e empresarial do estado, por conta de uma mesma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), o Instituto Cidadania e Natureza (ICN), que deixou de operar no governo Flávio Dino por exclusiva determinação da Justiça Federal, ter descoberto um furo nos cofres públicos do Estado por onde jorra somas milionárias desde o governo José Reinaldo Tavares.



Comente esta reportagem