Wellington solicita visita da Comissão de Meio Ambiente às lagoas de resíduos da Alumar
Política

Wellington solicita visita da Comissão de Meio Ambiente às lagoas de resíduos da Alumar

Mobilização ocorre após ter sido registrado tragédia em Mariana, Minas Gerais, com rompimento de barragens

O deputado estadual Wellington do Curso (PPS) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na quarta-feira 25, para solicitar que a Comissão de Meio Ambiente da Casa realize visita às lagoas de resíduos do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), instalado na capital. O parlamentar, que também é membro da Comissão, destacou as inúmeras denúncias recebidas quanto aos resíduos e enfatizou a necessidade de se destinar atenção, a fim de evitar problemáticas futuras, a exemplo do que aconteceu na barragem em Mariana, Minas Gerais, após duas barragens da mineradora Samarco se romperem. Nessas barragens havia lama, rejeitos sólidos e água, detritos formados como resultado da mineração.

“Precisamos destinar especial atenção ao local em que a Alumar tem os seus depósitos, isto é, à zona rural de São Luís. Fato é que os reservatórios ocupam uma área de aproximadamente 50 hectares e foram instalados desde setembro de 2005, sendo desde então reservatórios com resíduos de bauxita. Não estamos aqui questionando o caráter sustentável ou não de tais reservatórios. O que queremos é apurar as denúncias e, assim, evitar que problemáticas ambientais assolem nosso estado", ressaltou.

Vereador Fábio Câmara pretende tratar do tema numa audiência pública
Divulgação Preocupação Vereador Fábio Câmara pretende tratar do tema numa audiência pública

O deputado destacou, ainda, o requerimento que protocolou, no qual pede solicitações sobre a realização de coletas de amostras do solo.

"Além da visita, protocolamos um requerimento solicitando informações quanto a realização de coletas de amostras do solo da Lagoa Vermelha, localizado próximo a BR-135, na área industrial de São Luís, a fim de verificar se a área está ou não dentro nos parâmetros legais. Destacamos aqui, mais uma vez, o nosso compromisso em proteção ao meio ambiente e em defesa da vida”, completou.

Mobilização

Além do Legislativo estadual, o legislativo municipal também tomou a mesma a iniciativa, por meio do vereador Fábio Câmara (PMDB), que propôs uma audiência pública para tratar do tema.

Câmara também pediu empenho e mobilização da Câmara Municipal sobre o tema. Ele afirmou ter obtido contato com ambientalistas que alertam para riscos no local de armazenamento de resíduos de minério de ferro.

“O caso é tão grave que as fábricas de bebidas ao longo do km 18 da BR-135 na região de Pedrinhas, que antes se orgulhavam da qualidade da água utilizada, já começam a tratar previamente a água”, disse.



Comente esta reportagem