Carlos Brandão leva sugestões contra a crise econômica ao novo ministro da Fazenda
Política

Carlos Brandão leva sugestões contra a crise econômica ao novo ministro da Fazenda

Chefes de Estado decidiram criar o Fórum Permanente de Governadores, que se reunirá mensalmente para construir uma agenda comum para o país

A convite do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB), o vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), e mais nove governadores se reuniram com o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, para discutir estratégias que ajudem a tirar os estados da crise econômica e cobrar ajuda do governo federal. O encontro, que durou cerca de uma hora e meia, aconteceu nesta segunda-feira 28, na Residência Oficial de Águas Claras, em Brasília.

Além do tucano e Rollemberg, estavam presentes os governadores Luiz Fernando Pezão, do Rio de Janeiro; Marconi Perillo, de Goiás; Marcelo Miranda, de Tocantins; Geraldo Alckmin, de São Paulo; Fernando Pimentel, de Minas Gerais; Rui Costa, da Bahia; Ivo Sartori, do Rio Grande do Sul; Wellington Dias, do Piauí; e Paulo Câmara, de Pernambuco.

Durante a reunião, Brandão e os chefes dos Executivos definiram sete pontos cruciais para superar o delicado momento vivido pelos estados: retomada das operações de crédito para recuperar a capacidade de investimentos dos estados; utilização dos recursos de compensação previdenciária que os estados têm direito para abater na dívida dos estados com a união; delegação aos estados e municípios para cobrança dos planos de saúde dos atendimentos a conveniados feitos pela rede pública de saúde; alongamento dos prazos para o pagamento dos precatórios de 5 a 10 anos e aprovação da PEC que permite utilizar 40% dos recursos de depósitos judiciais que o estado não é parte para o pagamento de precatório; rediscussão da dívida dos estados; e a criação do fundo garantidor federal garantidor federal para promover parcerias público- privadas nos estados.

Anfitrião do encontro, o governador do Distrito Federal informou que os governantes estaduais e o vice-governador do Maranhão decidiram promover encontros mensais para discutir propostas na área econômica.

“Nós decidimos criar um fórum permanente de governadores que se reunirá todos os meses para construir uma agenda comum para o país, uma agenda de curto prazo e uma de longo prazo, que envolva as reformas estruturantes. Para este momento, construímos uma agenda de sete pontos que levaremos para o ministro Nelson Barbosa”, ressaltou.



Comente esta reportagem