Política

‘O Nobre Deputado’ é utilizado em projeto de educação política de estudantes

Evento é promovido pelo Ministério Público do Maranhão e acontecerá em João Lisboa, entre fevereiro a maio deste ano. Início esta marcado para amanhã, às 9 horas

O Ministério Público do Maranhão realizará, de fevereiro a maio deste ano, o projeto “Ler, Escrever e Pensar – Conscientizar para Transformar”, como iniciativa de instigar alunos da rede pública de ensino do município de João Lisboa a desenvolver o pensamento crítico sobre o papel do indivíduo como instrumento de transformação social.

A solenidade de lançamento acontece nesta terça-feira 23, às 9 horas, no Ginásio de Esportes Nicolau Dino, na Avenida Imperatriz, Centro da cidade.

O juiz maranhense Márlon Reis e sua obra, “O Nobre Deputado”
Divulgação Posição diante da política O juiz maranhense Márlon Reis e sua obra, “O Nobre Deputado”

Como apoio pedagógico ao projeto, será utilizado o livro “O Nobre Deputado”, de autoria do juiz de Direito Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho no combate à corrupção. Além da apresentação do livro, ele ministrará uma palestra no evento.

“Fico muito feliz com o uso do meu livro para debate com jovens estudantes. Ele foi pensado para isso mesmo: provocar debates e levar os leitores a assumir uma posição diante da política”, disse o magistrado.

Cândido Peçanha

Na obra “O Nobre Deputado”, que foi construída a partir de pesquisas inéditas, o autor dá vida a um personagem fictício, chamado de Cândido Peçanha, que encarna ele próprio as condutas de políticos corruptos e explica os meandros da política brasileira.

Dessa forma, as salas de aula serão palanque para debates com temas como democracia, compra de votos, financiamento de campanhas e combate à corrupção.

Incentivo

O material de estudo será distribuído em toda a rede pública de ensino de João Lisboa e, após período estabelecido, os alunos deverão produzir uma redação individual de até 90 linhas, que serão avaliadas por professores selecionados.

Na primeira etapa, serão classificados três trabalhos de cada escola, de onde serão escolhidos os nove melhores a serem premiados com medalhas, smartphones, notebooks, tablets e bolsas de estudo, como forma de incentivo aos alunos.



Comente esta reportagem