Independência coloca Wellington do Curso no centro do debate eleitoral
Política

Independência coloca Wellington do Curso no centro do debate eleitoral

Pelo menos cinco partidos disputam o pré-candidato a prefeito de São Luís desde sua saída do PPS

O deputado estadual Wellington do Curso assumiu o protagonismo eleitoral em São Luís.

Com postura independente e desempenho exemplar na Assembleia Legislativa do Maranhão, o parlamentar vem sendo disputado abertamente por lideranças de pelo menos cinco partidos desde que saiu do PPS na última sexta-feira 18, aproveitando a “janela partidária” – prazo autorizado pelo Congresso Nacional para a troca de partidos a políticos com mandatos, sem o perigo de serem questionados na Justiça Eleitoral.

O primeiro partido a procurá-lo foi o PP, do vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão. O convite foi feito pelo próprio Waldir e pelo deputado federal André Fufuca, ainda na sexta-feira. O partido já esteve com a vereadora Rose Sales e com a deputada Eliziane Gama (Rede). Ambas, porém, perderam o apoio do PP devido a inconsistência de suas pré-candidaturas.

No sábado, o convite partiu do colega de bancada Adriano Sarney, para filiar-se ao PV. Além de Adriano, o convite foi feito também pelo presidente do PV no Maranhão, deputado federal Sarney Filho. Um novo diálogo estaria marcado para esta segunda-feira 21.

Em ambos, foi dada a garantia de que ele terá condições de viabilizar-se para disputar a prefeitura da capital, mas o primeiro convite vem se sobressaindo pela estrutura partidária e possibilidade maior de coligação – inclusive de legendas que hoje estão com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e com Eliziane Gama.

Além do PP e do PV, ainda durante o fim de semana, Wellington foi procurado PSB, por meio do ex-secretário de Ciências e Tecnologia, Bira do Pindaré; e pelo PMDB, por meio do vereador Fábio Câmara. Embora nestes não tenha sido oferecida a cabeça da chapa, foi conversado sobre a vice. Convite semelhante também já havia sido feito pelo PMB, que tem hoje a vereadora Rose Sales como pré-candidata.

Ainda sem partido, ele foi procurado também pelo PCdoB, porém este apenas para patrulhá-lo.

Wellington tem até o dia 2 de abril para decidir qual partido se filiará.

E pelo forte desempenho e postura independente que vem adotando no Legislativo estadual, não apenas criticando pontos que considera ruins da atual gestão de São Luís, mas principalmente propondo e já trabalhando por alternativas de melhorias para a capital, Wellington do Curso passa a ser ele próprio, em apenas um movimento, o centro do cenário eleitoral da capital.



Comente esta reportagem