Duarte Júnior e Fábio Câmara batem boca sobre ônibus velhos recolhidos
Política

Duarte Júnior e Fábio Câmara batem boca sobre ônibus velhos recolhidos

Troca de farpas ocorreu no Facebook, após o parlamentar chamar de ‘piada sem graça’ os números da operação do Procon-MA

O diretor da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do Maranhão, Duarte Júnior, e o vereador Fábio Câmara, presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal de São Luís, trocaram farpas, na quinta-feira 7, pelo Facebook. O motivo foram os números da ‘Operação Trânsito Seguro’ realizada pelo Procon-MA, que acabou resultando no recolhimento de oito ônibus com mais de 20 anos de fabricação. O duelo entre os dois mexeu com os ânimos de seguidores de ambos na internet.

O parlamentar, que acionou a Justiça para obrigar judicialmente o recolhimento dos veículos do sistema de transporte público da capital, postou um comentário em sua página na rede social e chamou de ‘piada sem graça’ os números da operação.

SÓ DOIS ÔNIBUS RECOLHIDOS? Os números da Operação Trânsito Seguro realizada pelo Procon-MA com a participação do INMEQ,...

Publicado por Fabio Camara em Quinta, 7 de abril de 2016

“Os números da Operação Trânsito Seguro (...), são o que pode ser chamado de verdadeira ‘piada sem graça’. Ao contrário do que foi noticiado, dos oito ônibus fiscalizados na operação, tive conhecimento que seis já estavam fora de circulação e há mais de 60 dias estão parados na garagem da empresa São Benedito. Ou seja, se seis dos oito ônibus já haviam sido substituídos por iniciativa da própria empresa, isso quer dizer que o Procon-MA recolheu na ação de hoje apenas dois veículos com mais de 20 anos de fabricação? Enquanto isso, os números dos ônibus ‘maquiados’ que circulam em São Luís sem condições de uso podem chegar a 300 veículos”, escreveu Câmara.

Em resposta, Duarte Júnior disse que o comentário do vereador externava falta de conhecimento acerca do ordenamento jurídico, bem como do sistema de transporte público. E cutucou o peemedebista ao dizer que em apenas 15 meses no Procon já havia garantido inúmeros resultados efetivos para a população maranhense.

“Fabio, seu comentário externa sua falta de conhecimento acerca do ordenamento jurídico, bem como do sistema de transporte público. Além disso, você demonstra um pessimismo exagerado. A população maranhense confia em dias melhores e por isso merece ações efetivas em todos os setores e não apenas palavras vazias. Em apenas 15 meses no PROCON já garantimos inúmeros resultados efetivos para a população maranhense. E você, o que já fez?! Chega de retórica e discurso inflamado. Caso queira realmente debater nossas ações de forma justa, ética e fundamentada, me convoque para uma audiência na Câmara. Terei o maior prazer de esclarecer todos os detalhes sobre as nossas ações e, se realmente for possível, contar com suas contribuições”, rebateu Duarte.

A reação de Fábio Câmara foi imediata. Ele usou uma frase do jurista Rui Barbosa para contrapor os comentários de Duarte Júnior, disse que o Procon só resolveu retomar a operação depois de uma pressão tanto dele quanto da imprensa e concluiu dizendo o prefeito Edivaldo de Holanda Júnior aumentou o valor das tarifas do transporte público urbano, em perfeita sintonia, com o governador Flávio Dino e o órgão nada fez para evitar os reajustes.

“Duarte Jr, o jurista Rui Barbosa tem uma frase que é do seu conhecimento: ‘Quem não luta pelos seus direitos não é digno deles’. Essa frase pode se encaixar perfeitamente ao Procon, órgão que você dirige, quando abortou na última semana a ação que culminaria com a retirada de circulação de ônibus velhos usados por empresas do transporte coletivo de São Luís. O órgão só resolveu retomar a operação hoje [quinta-feira] depois de uma pressão tanto minha quanto da imprensa. É impossível dizer que preço e conforto nos ônibus que operam no sistema de transporte deixam passageiros satisfeitos em São Luís. Não! Porém, há coisas bem piores que precisam ser consideradas em todo esse contexto. (...) Entretanto, de tudo isso, uma verdade se destaca e nem eu e nem nenhum governista pode negar: o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís estão juntos e misturados. O prefeito EdeH [Edivaldo de Holanda] aumentou o valor das tarifas do transporte público urbano e o governador Flávio Dino, em perfeita sintonia, também aumentou o valor das tarifas do transporte público interurbano. E o que o PROCON fez para evitar os reajustes? Absolutamente nada....”, disse o peemedebista.

Acuado com tréplica do parlamentar, o diretor do Procon-MA silenciou.

O bate boca completo entre Duarte Júnior e Fábio Câmara pode ser visualizado abaixo:

bate-boca-flabio-camara-duarte-junior



Comentários 1

  1. Antonio neto

    Não entendi o parágrafo falando que Duarte Jr ficou acuado. No comentário dele ele desafia o vereador a ir na câmara. Agora eu quero ver esse convite acontecer.

Comente esta reportagem