Saída de Castelo e Bira da disputa beneficia Wellington do Curso
Política

Saída de Castelo e Bira da disputa beneficia Wellington do Curso

PSDB fechou apoio à pre-candidatura da deputada federal Eliziane Gama. PSB sofreu intervenção branca

Terceira força política no pleito de outubro próximo, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) é o principal beneficiado com a intervenção branca no PSB de São Luís e com o apoio declarado do PSDB à pré-candidatura da deputada federal Eliziane Gama (PPS).

As duas ações ocorreram quase que simultaneamente nessa terça-feira 24, e acabaram tirando da disputa o deputado federal João Castelo (PSDB) e o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB), o que muda completamente o quadro eleitoral da capital, antes polarizado entre Gama e o ainda prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).

Aliança como Castelo em São Luís deve tirar votos da pré-candidata Eliziane Gama
Divulgação/Agência Assembleia Caostelo Aliança como Castelo em São Luís deve tirar votos da pré-candidata Eliziane Gama

Wellington já vinha acendendo o sinal vermelho de Edivaldo Júnior e Castelo,  segundos colocados nos últimos levantamentos feitos. Agora, com a mudança no cenário, Gama deve perder votos por ter se juntado com o ex-prefeito tucano, a quem até recentemente chamava de ‘Caostelo’, em alusão a sua desastrosa administração na capital e a supostas traquinagens com dinheiro público.

Esses votos de votos de Gama, pelo que apontam as pesquisas, devem cair todos no colo do pré-candidato do PP, único representante da nova política na corrida.

Será também para Wellington que os eleitores do próprio Castelo e de Bira devem migrar. Segundo apontam todas as pesquisas já feitas até aqui, os eleitores do tucano e do socialista não votam em Gama, e enxergam Wellington como um bom nome, quer pelo trabalho desenvolvido em seus cursinhos preparatórios, quer como bom político, pelas propostas apresentadas e a defesa da população que vem fazendo como parlamentar e por não possuir as amarras que os outros pré-candidatos – Fábio Câmara (PMDB), Rose Sales (PMDB) e João Bentivi (PHS) – têm.

A mudança de cenário com a saída de Castelo e Bira, inclusive, cria o iminente fato inédito nas eleições de São Luís: pela primeira vez, desde que foi implantado o segundo turno e o dispositivo da reeleição, o prefeito deve ficar de fora do segundo turno. Em apenas uma ocasião, em 2012, o prefeito não levou a eleição logo no primeiro turno. Foi exatamente quando Castelo perdeu para Edivaldo, que ora se encontra em situação idêntica a do ex-adversário.



Comentários 5

  1. Sinvaldo

    Acho q só a pessoa que escreveu esse texto deve acreditar fielmente nessa situação. Que respaldo Wellington tem em Sao Luis?! Um sujeito sensacionalista.. que só sabe falar e falar no paçanque da assembleia.. gravar videos pela cidade... com muita demagogia. Eliziane se suicidou se ligando ao PSDB, o que nao muda nada pra Wellington.

  2. Emilio

    Meu voto é para qualquer um que faça oposição a essa gestão catastrófica tanto da prefeitura quando do Estado. Vamos acabar com essas gestões de faz de conta. Precisamos de um prefeito atuante e que faça e que não viva justificando sua incompetência alegando os desmandos de outras gestões. Vamos olhar para frente e deixar o passado para trás.

  3. Liane Souza

    Eliziane Gama assim como Weligton são oportunistas.
    Uma é golpista, o outro quando ligamos para ele, diz que está no banheiro, nunca me esqueci disso,a nossa entidade precisou de apoio e a pedido do presidente do conselho da pessoa com deficiência liguei para ele quando atendeu disse que não podia falar comigo porque estava no banheiro.
    Não é o fato de está no banheiro mas a falta de respeito em atender alguém não precisaria dizer que estava no banheiro. .Agora se mostra como lutador da causa da pessoa com autismo, quando levamos nosso projeto para dar apoio a um seminário que ia falar sobre autismo nunca deu atenção agora vem com essa fala vc engana outros não a mim.
    Estou falando de coisas subjetivas e objetivas mas por aí se ver quem é a pessoa.

Comente esta reportagem