Insistência de Toinho do Juvenil coloca TCE-MA sob suspeita
Política

Insistência de Toinho do Juvenil coloca TCE-MA sob suspeita

Pré-candidato a vice-prefeito de Vargem Grande dá como certo novo parecer do tribunal sobre suas contas. Ele foi condenado a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 317 mil

A insistência do ex-presidente da Câmara Municipal de Vargem Grande, Antonio Gomes Lima, o Toinho do Juvenil (PCdoB), em ocupar a vice na chapa do pré-candidato a prefeito Carlinhos Barros (PCdoB), coloca o Tribunal de Contas do Estado (TCE) sob suspeita.

E num péssimo momento para o órgão fiscalizador.

Filiado no partido do governador Flávio Dino no ano passado, o neo comunista tem contado com uma ajudinha camarada do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), para conseguir derrubar, no próprio TCE-MA, uma decisão do pleno da Corte que o condenou, em dezembro de 2014, por unanimidade, a ressarcir mais de R$ 317 mil aos cofres do município em “em razão de prática de ato de gestão ilegal, ilegítimo ou antieconômico, ou infração à norma legal e regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária e patrimonial”.

A maracutaia com dinheiro público, segundo o tribunal, teria ocorrido no exercício financeiro de 2009.

Com o TCE-MA no centro do furação após descoberta de funcionários fantasmas, qualquer movimentação do órgão contra uma decisão unanime de seu próprio pleno pode chamar a atenção da Procuradoria Geral da República. A PRG foi acionada para abrir uma investigação criminal contra os conselheiros do Tribunal de Contas do Maranhão por conta de suposta participação de seu presidente em um esquema de tráfico de influência.

Vale lembrar que deputado Othelino Neto, padrinho de Toinho do Juvenil, é aliado de Pavão e lotado como auditor de controle externo do TCE-MA há quase 13 anos, embora só tenha trabalhado até hoje por apenas oito meses.



Comente esta reportagem