Presidente da Câmara de Cândido Mendes frauda comissão e licitações da Casa
Política

Presidente da Câmara de Cândido Mendes frauda comissão e licitações da Casa

John Hebert nomeou a própria irmã como pregoeira oficial da Comissão de Pregão. Ela já recebia antes como funcionária fantasma da Câmara

Documentos obtidos com exclusividade pelo ATUAL7 mostram que o presidente da Câmara Municipal de Cândido Mendes, vereador John Hebert Rocha de Jesus (PSD), fraudou a Comissão de Pregão da Casa no intuito de realizar contratações ilícitas com dinheiro público.

Formada por um tesoureiro, uma auxiliar de serviços gerais e um vigia, a Comissão de Pregão da Câmara Municipal de Cândido Mendes montou pelo menos quatro pregões — 01, 02, 04 e 05 — contrariando a Lei federal n.º 8.666/93, conhecida como Lei de Licitações, que exige que pelo menos 2/3 da comissão seja de funcionários efetivos do poder e proibi o fracionamento de despesas, isto é, que se repita os mesmos objetos de pregões.

Um dos membros da Comissão de Pregão é a fantasma Giovana Rocha de Jesus, irmã do próprio presidente da Câmara. Ela foi nomeada pelo irmão, desde março do ano passado, como a Pregoeira oficial da Casa, por onde já recebia seus salários sem precisar pisar na Câmara. Os outros membros são o tesoureiro Carlos André Paixão Cirino, nomeado como pregoeiro da Câmara; a auxiliar de serviços gerais, Daiane Pires Martins, exercendo o cargo de secretária da comissão; e o vigia Ronald da Lua Leito, que exerce o cargo de membro suplente na Comissão de Pregão.

Além disso, John Hebert promoveu diversas contratações sem a realização de qualquer procedimento licitatório, lesando os cofres públicos.

Dentro os diversos casos, destacam-se a contratação de um escritório de assessoria contábil para a Câmara de Vereadores, no valor de R$ 44 mil; e a contratação irregular de serviços de assessoria jurídica, ao custo de quase R$ 28 mil.

Como todo bom gastador de dinheiro público, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Cândido Mendes também contratou, sem licitação, as rádios de Frank Herbert Martins Gomes, a Rádio Comunitária Rio Santa Cruz e Estúdio Roger, para divulgar sua imagem.

Todas as informações estão na prestação na prestação de contas da gestão de John Hebert ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). As contas, inclusive, devem ser julgadas irregulares e reprovadas pelo pleno da Corte, já que além das estripulias com a verba da Câmara de Cândido Mendes, o presidente não informou ao TCE-MA quem são os membros da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL) da Casa.

O ATUAL7 tentou contato com o vereador, mas o número obtido não completou as chamadas.



Comentários 2

  1. dnaldison reis

    É uma pouca vergonha da parte dele,sabendo da situação que nosso município anda passando ,com o monte de gente carente precisando de um emprego,e ele fazendo isso com dinheiro do povo, to decepcionado com ele,tem um dizer qm nao conhece a pessoa é so dar poder a ela, q vai conhecer realmente qm ela é!!

    1. dnaldison reis

      Isso se chama política!! Dinheiro mexe com a cabeça das pessoas,mas nem tudo fica encoberto por muito tempo, um dia a casa cai!!! Que isso sirma de liçao pro monte de policos corruptos que existem por aí, eu sei que isso nunca vai acabar...

Comente esta reportagem