Novo PP entra forte na disputa por 54 prefeituras do Maranhão
Política

Novo PP entra forte na disputa por 54 prefeituras do Maranhão

Candidatura forte na capital, onde Wellington do Curso é tido praticamente como eleito, será vitrine

Partido até então conhecido como secundário em qualquer disputa eleitoral, o novo PP começou a construir, a partir das eleições deste ano, uma imagem própria que deve servir como passo importante para as eleições de 2018. O diretório estadual, agora sob o comando do deputado federal André Fufuca, trabalha com a meta de conquistar 54 prefeituras no Maranhão, além de ser protagonista nas urnas em cerca de outros 30 municípios onde formou alianças fortes.

O pré-candidato forte a prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, em reunião com o presidente estadual do PP, André Fufuca
Divulgação Novo PP O pré-candidato forte a prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, em reunião com o presidente estadual do PP, André Fufuca

Dentre as pré-candidaturas próprias, de acordo com os últimos levantamentos de intenção de votos, pelo menos em 11 já são tidas praticamente como certa a eleição para prefeito.

Em Santa Luzia, caminha para ser eleita a pré-candidata França do Macaquinho, que vem percorrendo os povoados da cidade a pé, dialogando e recebendo apoios de famílias da localidade; em Pinheiro, o eleitorado tem apostado a confiança no pré-candidato Luciano Genésio, como resposta ao descaso e abandono da atual administração diante das mazelas que atingem a cidade e a população.

Segundo as pesquisas, o novo PP deve conquistar ainda a Prefeitura de Peritoró, com o médico Josué Júnior, natural da cidade e que atende a população das cidades da região como cirurgião clínico; e em Presidente Dutra, com Juran Carvalho, que disputa a reeleição.

Em Anajatuba, outra cidade estrategicamente importante para o crescimento do estado, a liderança nas pesquisas está cravada no nome de Eduardo Castelo Branco; do empresário Chico Coelho, no município de Balsas; Zé Vieira, na cidade de Bacabal, maior cidade do Médio Mearim; e de Francisco Júnior, em Tutoia, maior cidade do Baixo Parnaíba. Todos são apoiados por vereadores, ex-vereadores e lideranças comunitárias de seus respectivos municípios.

O novo PP conta ainda com Nilson Garcês em Palmeirândia, concorrendo à reeleição; e com Francisco Rovélio, em São Mateus, para acabar com os anos de desmandos e distribuição de cheques da prefeitura do município para agiotas na gestão do atual prefeito.

De todas as apostas do novo PP, a de São Luís, com Wellington do Curso, é a que mais tem surpreendido analistas políticos, que já o apontam como fenômeno eleitoral. Isto porquê, quando ainda sequer havia anunciado pré-candidatura, Wellington avançou na preferência do eleitorado ludovicense como terceira via na disputa e, segundo os últimos três levantamentos, aparece em empate técnico com os outros dois adversários, com chances claras de vitória nas urnas.

Pela desenvoltura, o pré-candidato a prefeito de São Luís pelo PP deve ser a vitrine do partido nas eleições deste ano, como representante do novo momento da sigla, que desde que passou a ser liderada por André Fufuca está sendo construída no Maranhão sob uma forma inovadora de lidar com a política e com a população.

Crescimento

Com a abertura da janela partidária, que estabelece a possibilidade, excepcional e em período determinado, de desfiliação partidária, sem prejuízo do mandato, o Partido Progressista foi a legenda que mais cresceu, passando a possuir maior destaque entre as siglas presentes na Câmara dos Deputados. O avanço fez com que o partido subisse para a terceira posição no ranking das bancadas, trocando de lugar com o PSDB que agora figura a quarta colocação.

Para Fufuca, que licenciou-se no mandato há poucos dias para dedicar-se ao fortalecimento do partido nestas eleições, o crescimento do PP na Câmara deve ser acompanhado, já a partir de 2016, pelos municípios maranhenses.

“O PP ocupará no Maranhão o mesmo destaque que ocupa no Brasil. Será muito em breve o maior partido do estado”, declarou.

Alianças fortes

Além dos nomes que encabeçarão as chapas na disputa pelo Executivo municipal de outubro próximo, o novo PP conta ainda com 200 comissões em todo o estado e centenas de pré-candidatos a vereador, o que tem lhe garantido alianças fortes em municípios onde pré-candidatos de outros partidos podem levar a melhor nas urnas, à exemplo de Imperatriz, com Ildon Marques (PSB); e Pindaré-Mirim, com Henrique Salgado (PCdoB).



Comente esta reportagem