Pré-candidatura de Aníbal Lins cresce com apoio das comunidades
Política

Pré-candidatura de Aníbal Lins cresce com apoio das comunidades

Depois de percorrer zona rural, sindicalista fechou a semana reunido com moradores da região central da capital maranhense

O sindicalista Aníbal Lins encerrou mais uma semana de trabalhos visitando comunidades de São Luís para ouvir a população. Depois de uma longa caminhada pela zona rural do município, onde já percorreu mais de 20 bairros, Lins fechou a semana reunido com moradores da região central da capital maranhense. Os encontros aconteceram nos bairros Madre Deus, Liberdade e Fé em Deus.

Em reunião no Bairro Madre Deus, no sábado 16, cidadãos da Vila Beça, Lira, Belira, Fonte do Bispo, Codozinho e Praça da Saudade apresentaram os problemas que enfrentam na região, que é uma das mais antigas e berço da cultura de São Luís. O tema do encontro foi violência e falta de segurança, assunto que vem se repetindo em todas as visitas até o momento e que desperta preocupação.

De acordo com Armando Teixeira, professor da rede municipal pública de ensino e morador da Madre Deus, casos de roubo e furto estão aumentando no Centro, o que para ele se deve ao pouco policiamento na área. “O medo e a sensação de insegurança são muito grandes. Os moradores vivem trancados em suas casas e só saem quando é necessário”, disse.

O sindicalista esclareceu que apesar de ser um problema de responsabilidade direta do Estado, é possível que a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, realize ações de apoio à Polícia Militar. Essa medida, segundo Aníbal Lins, pode contribuir para a diminuição da violência, devolvendo a tranquilidade aos moradores.

“A Guarda Municipal precisa estar a serviço dos cidadãos. Inicialmente seria interessante que, pelo menos, a região central de São Luís fosse devidamente atendida. A melhoria da segurança vai refletir de forma positiva no fortalecimento do turismo e, consequentemente, na geração de renda para pessoas dos bairros dessa área”, defendeu Lins.

Infraestrutura

Já no domingo 17, Aníbal Lins atendeu a um convite de moradores do Bairro Liberdade, também da região central e um dos mais tradicionais de São Luís. Apesar da sua formação se confundir com a própria história da capital, o bairro ainda carece de serviços essenciais como mobilidade, saneamento e espaços de cultura e lazer.

O pré-candidato a vereador Aníbal Lins, durante reunião na creche desativada
Divulgação Liberdade O pré-candidato a vereador Aníbal Lins, durante reunião na creche desativada

Na pauta, o principal assunto da reunião de moradores foi discutir sobre a reativação da creche comunitária local, fechada devido às péssimas condições físicas. A escolinha, por onde já passaram mais de mil crianças da comunidade, está com parte da rede elétrica exposta e o telhado necessitando de reparos. Além disso, não há mais qualquer mobiliário no prédio.

Moradora da região há pelo menos duas décadas, Antônia Oliveira é dona de casa e sabe a falta que faz a instituição de ensino. “Eu tenho filho que já completou 18 anos e que iniciou nesta creche. Fico triste quando vejo que o poder público parece ter abandonado as crianças do nosso bairro”, lamentou.

Após o encontro na creche, Aníbal Lins foi convidado a conhecer a situação de algumas ruas da área, que, de acordo com os moradores, estão abandonadas. É o que foi constatado na Travessa Joaquim Serra, no Bairro Fé em Deus. Na região, onde casas de alvenaria dividem espaço com palafitas, centenas de famílias e dezenas de crianças convivem permanentemente esgoto correndo a céu aberto.

Essa situação leva a atitudes como a do comerciante Luis Junior, que gastou seu próprio dinheiro para fazer canaleta no canto da rua para o esgoto escoar. “O único espaço para as crianças brincarem [a rua] fica tomado pelo esgoto. Para diminuir o problema a gente ajeita como pode, inclusive gastando do próprio bolso. Isso aí já tem vários anos e mesmo fazendo reclamação a coisa não muda. Isso é um desrespeito, porque aqui mora gente de bem”, desabafou.

Aníbal Lins disse estar ao lado do sofrimento das pessoas e lamentou o quadro em que se encontra uma região tão importante e ao lado dos centros administrativos municipal e estadual. No entanto, ele também deixou uma mensagem de encorajamento para os moradores. “O cidadão precisa exercer o seu direito de exigir investimento em saúde, educação e infraestrutura. É ter uma postura de permanente cobrança das melhorias para a comunidade”, concluiu.

Reconhecimento

Assim como em todos os encontros já realizados, Aníbal Lins teve o apoio e a aprovação de sua pré-candidatura pelos moradores. Para o sindicalista isso comprova que a população ainda tem esperança de que a boa política vai prevalecer e que é possível construir uma sociedade melhor para todos.

Lins também atribui o apoio que vem recebendo da população ao trabalho sério realizado à frente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus), de onde se afastou para concorrer a uma das vagas na Câmara de Vereadores de São Luís. "Vou continuar minha luta pela valorização dos servidores e melhoria dos serviços públicos, mas sou pré-candidato porque quero colocar meu nome à disposição de todo e qualquer cidadão", disse.



Comente esta reportagem