Ibope aponta que Wellington lidera entre eleitores de 16 a 34 anos
Política

Ibope aponta que Wellington lidera entre eleitores de 16 a 34 anos

Candidato progressista ultrapassou o pedetista entre uma das fatias do eleitorado e já ameaça ultrapassar em mais outra

Com 31% das intenções de voto na corrida pela prefeitura de São Luís, o que lhe garante empate técnico com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), inclusive com vitória no segundo turno sobre o pedetista, o candidato da coligação “Por Amor a São Luís”, Wellington 11 (PP), tem melhor desempenho entre as fatias mais jovens do eleitorado.

De acordo com o Ibope, entre eleitores de 16 a 24 anos, Wellington lidera a preferência do eleitorado ludovicense com 39% das intenções de votos, contra 36% de Edivaldo. Já entre eleitores de 25 a 34 anos, o progressista segue na dianteira, com tranquilidade, com 40% das intenções de votos, contra apenas 32% do pedetista.

De acordo com o Ibope, entre eleitores de 16 a 24 anos, Wellington lidera a preferência do eleitorado ludovicense com 39% das intenções de votos, contra 36% de Edivaldo.

Chama a atenção o fato de que, nessa faixa etária, em comparação com o levantamento anterior, Wellington ultrapassou Edivaldo. No resultado anterior, divulgado no dia 30 de agosto, o progressista tinha 25%, contra 29% de Edivaldo. O crescimento de Wellington foi de surpreendentes 15%.

Entre eleitores de 25 a 34 anos, o progressista segue na dianteira, com tranquilidade, com 40% das intenções de votos, contra apenas 32% do pedetista.

 

Segundo o Ibope, Edivaldo Holanda Júnior ainda lidera entre os eleitores entre 45 a 54 anos de idade, porém com queda. No levantamento anterior, de 30 de agosto, Edivaldo apareceu com 36%, contra apenas 11% de Wellington. Já no novo levantamento, divulgado nessa quarta-feira 14, o pedetista caiu para 35% e Wellington subiu para 29%.

O crescimento de Wellington nessa fatia do eleitorado, somado com as outras duas em que ele já lidera, é um dos parâmetros que explica a tendência do candidato progressista terminar na frente de Edivaldo no dia dois de 2 outubro e de sair-se vitorioso no segundo turno.

A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 10 e 13 de setembro, por contratação da TV Mirante, afiliada da TV Globo. Foram feitas 805 entrevistas na capital. A margem de erro máxima é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Maranhão sob o protocolo MA-00239/2016.



Comente esta reportagem