Cleomar Tema será eleito como candidato único à Famem
Política

Cleomar Tema será eleito como candidato único à Famem

Irlahi Moraes teve candidatura indeferida pela comissão eleitoral. Prefeita de Rosário não conseguiu sanar pendências no registro de chapa

O prefeito reeleito de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), que já vinha despontando como franco favorito na eleição para a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), será eleito presidente da entidade para o biênio 2017/2018, na próxima segunda-feira 16, como candidato único.

A possibilidade de eleição em chapa única já havia sido antecipada pelo ATUAL7, na última quinta-feira 12, quando quatro prefeitos da chapa opositora, liderada pela mandatária de Rosário, Irlahi Moraes (PMDB), haviam desistido de permanecer na disputa.

A confirmação veio nessa sexta-feira 13.

Ao analisar o processo de eleição para a nova diretoria da entidade, a comissão que coordena o pleito indeferiu o registro de candidatura de Irlahi, por não conseguir sanar pendências no registro de chapa, dentre elas a não substituição dos membros que esvaziaram a composição.

Com o indeferimento da peemedebista, Tema foi confirmado candidato único à presidência da Famem.

A expectativa da comissão eleitoral é de que 95% dos prefeitos eleitos e reeleitos compareçam para a confirmação de voto. A eleição ocorrerá na sede da entidade, localizada no bairro do Calhau, em São Luís. No pleito passado, pelo menos 184, dos 217 prefeitos maranhenses, participaram do processo eleitoral.

Tema tem como principal missão resgatar a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão. A entidade foi transformada em terra de cemitério pelo seu atual presidente, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PDT).



Comente esta reportagem