Waldir Maranhão quer privilégios concedidos a ex-presidentes da Câmara
Política

Waldir Maranhão quer privilégios concedidos a ex-presidentes da Câmara

Parlamentar exigiu trocar o gabinete de origem por um mais amplo, com antessalas, salas de reuniões, banheiro exclusivo e mais funcionários

O ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), passou a semana tratando das suas acomodações no gabinete especial que ocupará pelos próximos dois anos. Motivo: ele exigiu o mesmo privilégio concedido a todos os ex-presidentes da Casa: troca do gabinete de origem por um mais amplo, com antessalas, salas de reuniões, banheiro exclusivo e mais funcionários. O supergabinete deve ser instalado próximo ao plenário e às comissões, pois é de praxe que os ex-presidentes da Câmara deixei de caminhar até os anexos como os colegas mortais.

A informação é do jornalista Leonel Rocha, do Congresso em Foco.

De acordo com a reportagem, o parlamentar maranhense não se constrangeu em exigir o privilégio, mesmo tendo ocupado interinamente o cargo de presidente da Câmara por apenas dois meses, quando o notório então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi defenestrado do posto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). À época, Maranhão era vice-presidente da Casa, e exerceu uma desastrosa interinidade.

A gestão de Maranhão foi marcada por confusas decisões.

No cargo, em uma de suas decisões mais polêmicas, em ação orquestrada pelo governador Flávio Dino (PCdoB), de quem é aliado e candidato ao Senado, Waldir Maranhão anulou a sessão que deu andamento ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Pouco depois, ele voltou atrás e anulou o próprio despacho.

O supergabinete

O privilégio para a casta dos ex-presidentes virou regra não escrita. Foi adotado informalmente pelo ex-presidente Inocêncio de Oliveira e seguido alegremente por todos os presidentes seguintes: Michel Temer, Henrique Alves, João Paulo cunha (que perdeu o privilégio quando foi cassado). Eduardo Cunha não chegou a aproveitar porque foi cassado e hospeda-se na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, por decisão do juiz Sergio Moro.

Esse benefício, ou privilégio, passou a ser um problema para a diretoria da Casa. A cada dois anos precisam encontrar um gabinete amplo para os ex-presidentes. Para tanto, sacrificam setores da assessoria parlamentar, empurrada para locais distantes e dependências nos subsolos da Câmara.



Comentários 1

  1. Maria

    Ser político no Brasil implica em ser cara de Paulo, a população é culpada por termos políticos assim pois é ela que vota sonho com o dia em que nenhum deles consiga se reeleger nem pra síndico de condomínio popular.

Comente esta reportagem