Fufuca também articula correção de repasses da Saúde aos municípios do MA
Política

Fufuca também articula correção de repasses da Saúde aos municípios do MA

Ministro garantiu que já solicitou estudo de viabilidade financeira para que a melhora na saúde possa se concretizar

O deputado federal e 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Fufuca (PP-MA), reuniu-se esta semana com o ministro da Saúde Ricardo Barros, para tratar da correção do valor de repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) para a saúde nos municípios maranhense.

Fufuca lembrou ao ministro que o Maranhão recebe o penúltimo menor valor per capta do país, o que não chega sequer perto de amenizar as necessidades da saúde em muitos municípios maranhenses.

“Venho conversando com o ministro a algum tempo, e lhe fornecendo de informações de campo sobre a real situação da saúde das cidades. Temos quase 7 milhões de habitantes no estado e o que recebemos é irrisório para ajudar na manutenção dos equipamentos, na compra de remédios e despesas com pessoal. A falta de recursos para manter o mínimo em unidades de saúde é aterrorizante”, disse o parlamentar.

O ministro Ricardo Barros garantiu que já solicitou estudo de viabilidade financeira para que essa melhora na saúde possa se concretizar.

Famem

A reivindicação também está sendo feita pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

A entidade promete ingressar contra a União na Justiça Federal para garantir o aumento dos repasses aos municípios para custeio dos serviços da saúde de média e alta complexidade. A informação foi confirmada pelo próprio presidente da entidade, Cleomar Tema.



Comente esta reportagem