Grilagem no PI envolveria Judiciário e teria planejado matar jornalista
Política

Grilagem no PI envolveria Judiciário e teria planejado matar jornalista

Revelação foi feita ao Gaeco por advogados que militam na área agrária. Seriam executados o profissional de imprensa Arimateia Azevedo e o deputado Robert Rios

Pelo menos dois advogados que militam na área agrária, José Odon Maia Alencar Filho e Antonio Tito Pinheiro Castelo Branco, revelaram ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) do Piauí que uma máfia de grilagem supostamente envolvendo membros do Judiciário daquele estado teria planejado a morte do jornalista Arimateia Azevedo, do Portal AZ. A informação é do próprio site de notícias.

As revelações teriam sido feitas no bojo da operação ocorrida na última sexta-feira 3, ao se referirem às prisões do ex-juiz Cícero Rodrigues e de advogados apontados pelo Gaeco como envolvidos com grilagem no interior do estado. José Odon Filho e Antonio Tito teriam chegado, inclusive, a apontar haver muita gente grande envolvida no esquema, entre advogados, gestores e empresários de fora do Piauí. Vários deles seriam grileiros.

Durante os depoimentos, os advogados teriam detalhado casos emblemáticos envolvendo o Grupo Tomazini, no qual o advogado preso na operação, Lincon Hermes Saraiva Guerra, teria participação fundamental na suposta máfia, intermediando e confeccionando o contrato que lesou várias famílias da região de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.

Lincon e um sujeito de nome Luis Lobo Costa, diz a reportagem, teriam feito uma simulação de venda das áreas das famílias lesadas para uma empresa intitulada Terra Imóveis Ltda., pertencente ao também suposto grileiro, João Batista Fernandes – conhecido como JB – por um preço irrisório e, logo após, teriam feito a venda para o Grupo Tomazini pelo valor de R$ 80 milhões, provocando enorme prejuízo aos membros das famílias que realmente eram as donas das áreas mencionadas.

Ainda segundo o Portal AZ, José Odon e Antônio Tito teriam informado que Lincon Hermes Saraiva Guerra chegou a conseguir uma decisão liminar e imediatamente uma sentença de mérito em um processo, estando com carga ao próprio advogado, com a participação notória do então Juiz José Ribamar Oliveira e Silva que respondia pela Comarca de Uruçuí, Piauí.

A reportagem diz ainda que, há pouco mais de três anos, José de Ribamar Oliveira e Silva chegou a ser afastado afastado por envolvimento com o ex-coronel Correia Lima. Ele era juiz criminal em Parnaíba quando liberou o chefe do crime organizado para tratamento de saúde, alegando que sua prisão na penitenciária de Parnaíba era em regime semi-aberto.

Segundo dialogo entre Correia Lima e um preso, em sua cela, na penitenciária, ele saiu para assassinar o deputado estadual Robert Rios (PDT) e o jornalista Arimateia Azevedo. Ele teria ido, inclusive, ao Theresina Shopping, onde o parlamentar e o profissional de imprensa costumavam se encontrar, mas não não viu oportunidade para praticar o crime, porque um dos netos que o acompanhavam, teria começado a chorar.



Comentários 2

  1. Pingback: Grilagem no PI envolveria Judiciário e teria planejado matar jornalista – Notícias dos Blogs

  2. Andrielle Calabria

    Eu sou uma das pessoas lesionados, também invadiram as terras que meu pai deixou para mim e minhas irmãs.

Comente esta reportagem