Juiz dá 20 dias para Duarte Júnior abrir a ‘caixa preta’ do Procon

Douglas Martins quer a relação completa dos servidores da autarquia, especificando o vínculo de cada. Ação popular pede a realização de concurso público no órgão

Decisão do juiz Douglas de Melo Martins, que cuida da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, estabeleceu o prazo de 20 dias para que o presidente do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon), Duarte Júnior, abra a ‘caixa preta’ e encaminhe ao magistrado a relação completa de todos os servidores da autarquia, especificando a quantidade e o vínculo jurídico de cada um com a Administração Pública (comissionados, efetivos, temporários, terceirizados etc), e que fornecem, ainda, os atos normativos criadores dos referidos cargos.

O Estado do Maranhão também tem 20 dias para, juntamente com o Procon, atender a determinação. Após transcorrido esse prazo, o Ministério Público do Maranhão será notificado a se manifestar.

O despacho foi tomado na última terça-feira 13, na ação popular protocolada pelo advogado Thiago Brhanner G. Costa, em que se requer à Justiça estadual que ordene ao Procon do Maranhão a realização de concurso público para preenchimento das vagas do órgão, atualmente ocupadas por apadrinhados. No mesmo prazo de 20 dias, o Procon e o Estado do Maranhão devem apresentar defesa sobre esse pedido.

Segundo uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), proposta contra o Procon no Supremo Tribunal Federal (STF) em razão do mesmo aparelhamento no órgão, atualmente, quase 350 pessoas entraram na autarquia sem a realização de concurso público.

Desde a descoberta das sinecuras, embalado por uma força-tarefa desses apadrinhados, o presidente do Procon tem utilizado as redes sociais e lançado nota justificando que os pedidos encaminhados à Justiça para a realização forçada de concurso público no órgão seriam uma retaliação de empresários que já foram alvos de algumas de suas ações.

“Qual o interesse buscar o STF na tentativa de desconstruir a imagem e as ações realizadas pelo PROCON/MA? (…) Precisamos refletir sobre quais são os reais interesses que estão por trás de ações temerárias e sem qualquer fundamento”, contesta.

Duarte Júnior é pré-candidato do PCdoB a deputado estadual.


Comentários

8 respostas para “Juiz dá 20 dias para Duarte Júnior abrir a ‘caixa preta’ do Procon”

  1. Tem um que está morando em Portugal, outros que fazem as artes de comunicação trabalham em casa.

    1. Manda os nomes pra gente.

  2. Avatar de Henrique costa
    Henrique costa

    Daqui uns dias vamos ver muitos “playboys e “patricinhas” desempregados…
    Estão na folha de pagamento unicamente pelo Q.I. (Quem indique).
    Nunca pisaram lá para trabalhar

  3. Esse servidor que mora em Portugal, é o amigo de Duarte, o nome dele é Márcio, ele é o antigo superintendente, cargo ocupado hoje pela patricinha da Caíssa que também é amiga de Duarte. Márcio não ocupa mas esse cargo desde abril deste ano, mas não sei se ele já foi exonerado.

  4. Marcio Oliveira ( ex superintende )
    Gustavo (comunicação)
    E existem vários…
    Os que fazem a manutenção dos aplicativos Procon e Viva, todos trabalham em casa e são comissionados.
    Enquanto isso, os atendentes e funcionários administrativos que não são amigos dele sofrem com as arbitrariedades e assédios morais de Duarte, Karen, Caíssa e Danilo Gaioso. Esses últimos recebem salários exorbitantes. Basta ver no portal da transparência.

    1. Obrigado pela informação. Vamos apurar!

  5. […] realização do certame ocorre em meio a pressão sofrida no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Poder Judiciário estadual pelo presidente do Procon-MA, Duarte Júnior, para que o órgão deixe de ser cabide de emprego e […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *