Promotoria mira em Carmem Neto por improbidade administrativa
Política

Promotoria mira em Carmem Neto por improbidade administrativa

Dentre os pedidos está a suspensão dos direitos políticos da ex-prefeita de Mata Roma

O Ministério Público do Maranhão propôs, no início deste mês, ação civil pública por ato de improbidade contra a ex-prefeita de Mata Roma, Carmem Silva Lira Neto. Ela é esposa do deputado estadual Paulo Neto.

A ação é motivada pela contratação de uma mulher identificada como Maria Iranildes dos Santos Nascimento, em 2009, para trabalhar no município como merendeira e zeladora, pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Segundo o promotor de Justiça Douglas Assunção Nojosa, autor da ação, a ex-servidora foi contratada diretamente pela Carmem Neto, e permaneceu no cargo até 2012, quando encerrou o primeiro mandato da ex-prefeita.

Como remuneração, Maria Nascimento recebia mensalmente R$ 285 por 40 horas semanais. Contudo, acusa o MP, em seu contracheque constava o registro de remuneração mensal no valor de R$ 1 mil.

“Tal contratação não pode ser considerada de excepcional necessidade, eis que perdurou por todo o mandato da ex-gestora, sem que a requerida promovesse a realização de concurso público para suprir a vaga, o que demonstra ser irregular, eivada de inconstitucionalidade, inclusive por ferir o princípio da impessoalidade”, diz o Parquet.

Pedidos

Dentre as punições, o MP-MA querer que a ex-prefeita de Mata Roma seja condenada ao ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos.

O órgão pede ainda que Carmem Neto seja condenada ao pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração recebida por ela quando prefeita, e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.



Comente esta reportagem