Fufuca dará prosseguimento se nova denúncia contra Temer chegar à Câmara
Política

Fufuca dará prosseguimento se nova denúncia contra Temer chegar à Câmara

Presidente em exercício da Casa, maranhense afirmou que respeitará o que determina o regimento interno

O maranhense André Fufuca (PP), presidente em exercício da Câmara dos Deputados, afirmou, nesta quinta-feira 31, que dará prosseguimento a uma eventual nova denúncia contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), respeitando o regimento interno da Casa, se a peça chegar à Casa enquanto ele estiver como substituto de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“A gente respeita rigorosamente o regimento, então, não há segredo. Se a denúncia for feita enquanto eu estiver na interinidade, nós daremos prosseguimento no que diz o regimento da Casa”, declarou.

Segundo vice-presidente da Câmara, Fufuca está no comando da Casa desde a última terça 29. Ele ficará no posto, interinamente, até 6 de setembro, quando está previsto o retorno de Temer a Brasília, que viajou para a China. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, segue como presidente da República em exercício neste período. Maia está sendo substituído por Fufuca porque o 1º vice-presidente da Casa, Fábio Ramalho (PMDB-MG), viajou com a comitiva presidencial para a Ásia.

No meio político e jurídico, há a expectativa de que a segunda denúncia contra Temer seja apresentada pelo chefe da Procuradoria-Geral da República, Rodrigo Janot, ainda nesta semana. Por se tratar do presidente da República, a eventual denúncia precisaria ser autorizada pela Câmara dos Deputados antes de sua análise no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pelo regimento interno da Câmara, não há um prazo para que o processo seja despachado pelo presidente da Casa.



Comente esta reportagem