Hilton Gonçalo bem posicionado em pesquisa para o Palácio e Senado
Política

Hilton Gonçalo bem posicionado em pesquisa para o Palácio e Senado

Levantamento do Instituto Conceito diz respeito ao município de Rosário. Prefeito de Santa Rita aparece logo após Roseana Sarney e Flávio Dino

Um estudo desenvolvido pelo Instituto Conceito aponta que o prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PCdoB), aparece bem posicionado para as disputas de governador e senador na cidade de Rosário. Em ambas as disputas, o médico aparece em terceiro lugar, a frente de nomes tradicionais da política e que já anunciaram a pré-candidatura aos cargos majoritários.

Em um primeiro cenário estimulado para a disputa de governador, Gonçalo aparece com 17,1%. À frente dele estão em primeiro lugar Roseana Sarney (PMDB) com 32,2% e o governador Flávio Dino (PCdoB) em segundo com 29,5%.

Neste cenário o senador Roberto Rocha (PSDB) aparece com 6,2% e a ex-prefeita Maura Jorge (Pode) com 1,4%. Nulos somam 8,2% ou não sabem e não responderam 5,5%.

No segundo cenário que é retirado o nome de Hilton Gonçalo, e colocado do deputado estadual Eduardo Braide (PMN), os números ficam dessa forma: Flávio Dino com 33,6%; Roseana Sarney com 32,9%; Roberto Rocha com 8,9%; Eduardo Braide 7,5% e Maura Jorge com 2,1%. Nulos somam 9,6% e não sabem ou não responderam 5,5%.

Na disputa ao Senado, o Instituto Conceito desenvolve duas simulações, uma de primeira opção de voto e outra de segundo nome para a disputa, uma vez que vão ser disputadas duas vagas.

Na primeira opção, Eliziane Gama (PPS) fica com 27,4%, seguida por João Alberto (PMDB) com 23,3% e Hilton Gonçalo com 17,1%. O trio é seguido por Sarney Filho (PV) com 8,2%; José Reinaldo Tavares (PSB) 4,8% ; Gastão Vieira (Pros) 4,1%; Waldir Maranhão (PTdoB) 4,1%; Lobão Filho (PMDB) 1,4% e Weverton Rocha (PDT) com 0,7%. Nulo e Não sabem ou não responderam somam 8,9%.

Na segunda opção de voto, João Alberto assume a ponta com 21,2% contra 14,4% de Eliziane Gama, 10,3% de Waldir Maranhão e Hilton Gonçalo. Logo em seguida aparecem Zé Reinaldo e Lobão Filho empatados com 7,5%; Sarney Filho com 6,8%; Gastão Vieira com 5,5% e Weverton Rocha com 3,4%. Nulo e não sabem ou não responderam somam 13%.

O Instituto Conceito realizou a pesquisa na cidade de Rosário no dia 17 de setembro de 2017, ouviu 280 eleitores e tem uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.



Comente esta reportagem