Promotoria instaura inquérito sobre acumulo de cargos de Júlio Pinheiro

Vice-prefeito de São Luís reassumiu presidência do Simproesemma para chancelar um acordo com o governo Flávio Dino

A promotora de Justiça Moema Figueiredo Brandão, da 30ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade, instaurou inquérito civil para apurar suposto ato de improbidade administrativa do vice-prefeito de São Luís, Júlio Pinheiro (PCdoB). Ele é suspeito de acumulação indevida do cargo de agente político com o cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma).

O procedimento foi aberto no final de setembro último, em prosseguimento às investigações iniciadas em abril deste ano, por meio de uma notícia de fato, mas ainda não serem concluídas.

Após haver deixado o comando do sindicato provisoriamente em 2016, quando entrou na chapa de reeleição do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o vice-prefeito de São Luís efetivou seu afastamento do comando do Sinproesemma tão logo empossado, em janeiro deste ano.

Contudo, em fevereiro, ele voltou ao posto de sindicalista, a fim de chancelar um acordo entre o Sinproesemma e o governo Flávio Dino, do seu partido, o PCdoB, para a concessão de reajuste de 8% apenas sobre a chamada Gratificação de Atividade de Magistério (GAM).

Durante as investigações, serão realizadas coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e demais diligências para posterior instauração da ação civil e/ou penal ou promoção de arquivamento do inquérito, se for o caso.


Comentários

2 respostas para “Promotoria instaura inquérito sobre acumulo de cargos de Júlio Pinheiro”

  1. Acho que o vice-prefeito irá esclarecer a situação em um momento oportuno.

  2. vamos aguardar os fatos serem esclarecidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *