Pegadores: interceptações mostram que comando era dado por Jerry e Pacheco
Política

Pegadores: interceptações mostram que comando era dado por Jerry e Pacheco

Diálogo entre Rosângela Curado, Péricles Silva e Ivaldo Rodrigues aponta para o envolvimento direto da Articulação Política com a organização criminosa

Pelo menos duas interceptações feitas pela Polícia Federal com autorização da Justiça mostram que o comando da organização criminosa que assaltou mais de R$ 18 milhões dos cofres públicos da saúde estadual era dado pelos então secretários de Articulação Política, Márcio Jerry Barroso, e de Saúde, Marcos Pacheco.

Segundo relatório da PF relacionado à Operação Pegadores, que desbaratou a quadrilha, ambas as gravações estão relacionadas com indícios de fraude e desvio de verbas da contratação de pessoal.

Uma dessas conversas, publicada pelo ATUAL7 na semana passada, diz respeito a um diálogo mantido entre os investigados Benedito Silva Carvalho, um dos chefões do Instituto Cidadania e Natureza (ICN), e Josefa Equitéria Gonçalves Muniz Farias, lotada na Assembleia Legislativa do Maranhão e, segundo a PF, funcionária fantasma no esquemão da saúde.

Em dado momento, quando Benedito revela preocupação sobre a presença de Quitéria, como é conhecida a servidora, em uma das folhas fantasmas, ela responde textualmente:

— Se tiver não tem problema não, nem se preocupe porque isso aí o Pacheco sabia, na época foi acordado com ele com o Jerry… tudo, entendeu? [Se refere a Marcos Pacheco e Marcio Jerry] — diz.

Já o outro diálogo foi mantido entre a então subsecretária estadual de Saúde, Rosângela Curado; o diretor e um dos sócios do ICN, Péricles Silva Filho; e o vereador de São Luís, Ivaldo Rodrigues (PDT).

Irritado por uma possível indicação de sete pessoas para a UPA da Vila Luizão, onde mantém reduto eleitoral, fora de sua lista de apadrinhados, o pedetista buscava satisfações de Curado sobre a contratação de pessoal para a unidade. Com Péricles aguardando num outro telefone, ela tranquiliza Ivaldo sobre o “fuxico”:

— Tô falando com o dono do ICN, dono! Não estão, mas se estão, não são contratados pela ICN. Eu estou falando com seu Péricles. Eu não vou ligar pra ninguém, vereador Ivaldo, eu só tô lhe dando satisfação pro senhor saber que a gente não tá enganando, não foi contratado ninguém, eu tô com Péricles na linha. Péricles tá me dizendo: “Rosângela, ninguém foi contratado porque não foi dado o comando pela Articulação Política e nem pela Secretaria de Saúde” — diz.

Reveladora, além de confirmar o total aval de Pacheco com as ações da organização criminosa, essa segunda conversa aponta também que a citação da Articulação Política, então comandava por Jerry, num dos trechos do relatório da Pegadores, pode estar longe de ter sido apenas um ato falho da PF.



Comentários 1

  1. Maria Helena

    O que mais me deixa perplexa é o fato de eles tratarem os órgãos públicos como se fossem deles. Nenhum apoio é de graça sempre tem algum político que manda e desmanda em determinado lugar com autonomia para indicar apaniguados políticos, essa resistência em realizar concurso público é porque assim ficam sem ter o que negociar com os "apoiadores". A saúde do estado padece desse apadrinhamento. Esse governo do engano deveria realizar concurso público para que os funcionários entrem por mérito no serviço público e não por indicação. 2018 Fora Flávio Dino e sua turma.

Comente esta reportagem