Adriano alerta sobre golpe do governo em manifestações culturais do MA
Política

Adriano alerta sobre golpe do governo em manifestações culturais do MA

Projeto de lei do Executivo revoga trecho da lei que trata do sistema de gestão e incentivo à cultura maranhense. Matéria será votada amanhã na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) fez um alerta, nesta terça-feira 5, para o que ele considerou como um golpe do governo Flávio Dino, do PCdoB, na cultura do Maranhão.

Trata-se de um projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo à Assembleia Legislativa estadual que, se aprovado, pode prejudicar o custeio e incentivo de importantes manifestações tradicionais como bumba meu boi, cacuriá e blocos carnavalescos, além de projetos de música, dança e teatro entre outros.

“Isto é uma afronta! O governo quer revogar o trecho da lei que trata do sistema de gestão e incentivo à cultura do Maranhão. O dispositivo vai facultar ao Executivo utilizar 100% dos recursos do Fundo Estadual de Cultura do Maranhão (Fundecma) em projetos culturais oriundos do poder público, desobrigando-o de aplicar uma parte em grupos e manifestações populares e independentes de folclore”, explicou Adriano.

Como Dino controla a maioria esmagadora dos 42 deputados da Casa, a proposta do governo teve pedido de tramitação de urgência aprovado com facilidade em plenário, com voto contrário do deputado do PV.

A articulação do Palácio, agora, é para que o texto já seja colocado em votação e aprovado já na sessão desta quarta-feira 6.

Contrário à manobra, Adriano defende que projeto, pelo menos, seja primeiramente discutido de forma ampla com todo o setor cultural maranhense, tendo em vista que o Palácio dos Leões vem utilizando recursos públicos para pagar apresentações de cantores e artistas de outros estados, alguns, inclusive, membros do partido de Flávio Dino, o PCdoB, a exemplo da festa de Réveillon deste ano, conforme divulgação do próprio governo.



Comentários 1

  1. Thiago

    A postura do governo comunista demonstra o tamanho da alergia que ele tem pela Cultura do nosso estado. Dino faz questão de acabar com a alegria do povo, pra satisfazer o seu desejo de ódio e vingança.

Comente esta reportagem