Roseana deixa de ser favorita e perde para Flávio Dino, aponta Escutec
Política

Roseana deixa de ser favorita e perde para Flávio Dino, aponta Escutec

Queda da ex-governadora ocorre em meio a saída dela do Caso Sefaz; e em meio à Operação Pegadores, que pilhou o atual governo em corrupção

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) perdeu o favoritismo absoluto que vinha mantendo em pesquisa anterior e agora é derrotada pelo atual mandatário do Palácio dos Leões, Flávio Dino (PCdoB).

É o que aponta o mais recente levantamento do Instituto Escutec, após ouvir 2 mil eleitores entre os dias 9 e 13, agora em dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

De acordo com os números divulgados nessa sexta-feira 22, na estimulada, Dino aparece com 36% das intenções de voto, seguido por Roseana com 32,4%. Na pesquisa anterior, de setembro último, ela tinha 36,9% de intenções de votos, contra 33% do comunista.

Na espontânea – aquela na qual não são apresentados os nomes dos candidatos —, Flávio Dino também segue na preferência do eleitorado maranhense. Ele obteve 16,2% da intenção de votos, contra 13,4% de Roseana Sarney. Em setembro, a Escutec apontou ela com 14,9%, contra 13,3% do governador.

Curiosa, a queda da ex-governadora do Maranhão e a ascensão do atual governador ocorre em meio a nova fase da Sermão aos Peixes, a Operação Pegadores, que pilhou apenas a turma dinista em desvios de mais de R$ 18 milhões apenas entre os meses de fevereiro e setembro de 2015; e à saída definitiva de Roseana do célebre Caso Sefaz, também relacionado à corrupção.

Numa leitura fria, é como se a população tivesse Roseana Sarney como corrupta, independente dela estar ou não livre nas barras da Justiça, e por isso não merecedora de votos; e acreditasse que, mesmo sendo alvo de diversas operações de órgãos federais sérios contra o seu governo por desvios de dinheiro público, Flávio Dino fosse incorruptível e por isso merecedor de votos.



Comente esta reportagem