Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão
Política

Fachin nega pedido de Lula para evitar prisão

Ministro também decidiu submeter a decisão final sobre o caso ao plenário do Supremo

Em decisão publicada nesta sexta-feira 9, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para evitar a sua prisão. O pedido já havia sido negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Fachin também decidiu submeter a decisão final sobre o caso ao plenário do STF, e reiterou que o pedido ainda não teve análise de mérito, já que há outras ações sobre a possibilidade de prisão após condenação em 2ª instância e o assunto poderá voltar à pauta da Corte.

“(...) Pende de julgamento o mérito das ADCs 43 e 44, da relatoria do ministro Marco Aurélio, cujo tema precede, abarca e coincide com a matéria de fundo versada no presente, relativa à possibilidade de execução criminal após condenação assentada em segundo grau de jurisdição”, escreveu Fachin.

O habeas corpus havia sido solicitado pela defesa de Lula ao Supremo na semana passada. Na quinta-feira 8, um dos advogados do ex-presidente, o ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, foi ao gabinete de Fachin falar sobre o caso.

A intenção da defesa era obter uma decisão capaz de barrar uma futura prisão de Lula, que pode ser determinada após a tramitação de recursos no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região. A Corte é a mesma que confirmou a condenou o petista e aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá.

A decisão de pautar o caso de Lula em sessão do STF caberá à presidente da Corte, a ministra Cármen Lúcia.



Comentários 1

  1. Brega e tosco: militância petista

    PT se infiltra no Carnaval de BH pra fazer propaganda!

    Em BH, Minas, qual água o PT tomou nesse Carnaval?…
    Eu sei! Foi água de parto!
    |
    Observe:
    Votar em PT é uma “experiência” de compra.
    Não é o produto que é importante. Mas a ex-pe-ri-ência abstrata.
    A experiência de se estar comprando!
    [“– votei no PT. É chique. Sou moderninho. Sou “””jovem”””)
    PT é 1 produto de consumo. Vendido.
    E propagado via marketing publicitário e propaganda.
    |
    No Carnaval basta ir aos blocos e alguns bloquinhos pra ver PT [disfarçadamente] se infiltrando para fazer propaganda e doar adesivos a favor do apedeuta lula:
    |
    PT procura associar sua imagem com o Carnaval pra “dizer” Q é moderninho; de Q se está com “dioniso”, que não é “careta” [rsrsrs]! Mas no seu miolo o PT é barango; Kitsch; é brega; de mau gosto enorme; caretaço!; cafonérrimo!
    Votar no PT não é apenas votar; mas é uma “experiência” de se comprar.
    O que se compra não importa! O importante é a apenas a experiência de consumo!

Comente esta reportagem