Dino ignora presença feminina em chapa e evita fechar com Eliziane
Política

Dino ignora presença feminina em chapa e evita fechar com Eliziane

Segunda vaga ao Senado tem como pretendente apenas a parlamentar do PPS. Governador caminha para formação de chapa Clube do Bolinha

Passadas mais de 12 horas do Dia Internacional da Mulher, data em que o governador Flávio Dino (PCdoB) poderia aproveitar para confirmar a presença feminina em sua chapa de reeleição ao Palácio dos Leões, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) segue sendo solenemente ignorada pelo comunista.

Há quase duas semanas, Gama figura sozinha como pré-candidata ao Senado Federal pela chapa governista. Embora ela seja ficha-limpa, tenha definição partidária, carisma, força eleitoral e eclesiástica da Igreja Assembleia de Deus, já conte com o apoio de todas as lideranças da coalizão dinista e esteja fielmente empenhada no projeto de reeleição do governador, Dino tem evitado fechar com a aliada.

Restando cerca de três meses para os partidos estarem autorizados a promover convenções para a definição dos candidatos, apenas a segunda vaga à Câmara Alta, disputada apenas pela parlamentar, segue sem ser anunciada pelo governador — o que acaba gerando humilhação e vergonha para Eliziane Gama. A vaga de vice permanece com Carlos Brandão (PRB) e a primeira vaga ao Senado foi oferecida ao deputado federal Weverton Rocha (PDT).

Caso permaneça na decisão de não ungir a aliada, e nem encontre outro nome que possa garantir representação feminina na chapa de 2018, Flávio Dino caminhará para as urnas com um Clube do Bolinha — clube exclusivamente para meninos que aparece frequentemente nas histórias em quadrinhos da Luluzinha —, o que pode atrapalhá-lo e favorecer as adversárias Roseana Sarney (MDB) e Maura Jorge (Pode).

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), relativos às eleições de 2016, dos 4.611.247 eleitores aptos a irem às urnas, as mulheres são maioria: 2.375.505 eleitoras, o que representa 51,5% do eleitorado maranhense.



Comentários 1

Comente esta reportagem