Dez partidos pedem intervenção federal na Segurança Pública do MA
Política

Dez partidos pedem intervenção federal na Segurança Pública do MA

Motivo alegado é um ofício expedido pelo comando da Polícia Militar ordenando que todos os batalhões do estado monitorassem os adversários políticos de Flávio Dino

Pelo menos dez partidos de oposição ao governo Flávio Dino, do PCdoB, protocolaram junto à Procuradoria Geral da República (PRG), nesta terça-feira 24, um pedido conjunto de intervenção federal na Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão, comandada pelo delegado Jefferson Portela, filiado ao partido do governador.

A representação é assinada por MDB, PSDB, PSD, PV, PHS, PMB, PODEMOS, PRTB, PSDC e PSC. Apenas o PMN, do deputado estadual Eduardo Braide, que também faz oposição a Dino, não assina o documento. O pedido se baseia no artigo 34 da Constituição Federal - baixe a íntegra do pedido de intervenção.

Segundo o documento, o motivo para a intervenção é um ofício expedido pelo comando da Polícia Militar ordenando expressamente que todos os batalhões do estado passem a monitorar os adversários políticos de Dino e os prefeitos municipais, que possam ‘causar embaraços no pleito eleitoral’ e ainda manda transferir policiais envolvidos com política.

Assim que a espionagem aos opositores foi revelada, o governador Flávio Dino ordenou a exoneração de dois oficiais da PM responsáveis por emitir e depois distribuir o ofício. Ontem 23, ao comentar sobre o pedido de intervenção, o governador reagiu no Twitter, acusando o que ele definiu como “máfia” do Maranhão de usar o episódio de forma política.

“A máfia maranhense agora quer intervenção federal no Maranhão com base em papel assinado por um oficial de quinto escalão da PM. Não querem eleições, querem 'tapetão'. Devem ter saudade do tempo da ditadura militar, quando mandavam sem ter votos”, postou o comunista.



Comente esta reportagem