Rocha Rocha contesta inclusão de seu nome no ‘Detector de Corrupção’
Política

Rocha Rocha contesta inclusão de seu nome no ‘Detector de Corrupção’

Pré-candidato ao Palácio dos Leões, senador garante que não responde a processos ou inquéritos ligados à corrupção

O senador e pré-candidato ao Palácio dos Leões Roberto Rocha (PSDB-MA) vai impetrar representação judicial contra o aplicativo gratuito ‘Detector de Corrupção’, desenvolvido pelo instituto Reclame Aqui!, por entender que é indevida a inclusão de seu nome na ferramenta, em razão dele não responder, segundo ele, a qualquer processo ou inquérito na Justiça relacionados a atos de corrupção.

Segundo Rocha, o problema reside no fato do aplicativo não fazer distinção entre diferentes situações, como uma simples investigação, de ordem administrativa, de uma condenação em última instância. “Dou um crédito de boa-fé aos autores do aplicativo, mas informo que tomarei medidas judiciais caso mantenham meu nome, associado a suspeitas de corrupção”, afirmou o tucano.

De fato, conforme revelado pelo ATUAL7, o senador tucano é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele tem foro, a respeito unicamente de matéria de Direito Eleitoral, relativa a prestação de contas eleitorais de 2014.

Por meio de sua assessoria, ele afirma que essa prestação de contas já foi julgada e aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, inclusive com parecer favorável do Ministério Público. “Trata-se de um caso de jus esperneandi, como dizem no meio jurídico, de um adversário político inconformado com a derrota. Como pode isso, que nada tem a ver com corrupção, estar sendo usado para denegrir o meu nome?”, questionou.

O pedido de abertura das investigações foi feito Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão, no ano passado. O caso aguarda parecer da Procuradoria-Geral da República (PRG), seguindo seu curso normal no sistema judiciário.

Para o senador, “faz parte de um processo mais amplo de criminalização da política tentar jogar num mesmo cesto todos os políticos, como se uma simples investigação fosse igual a uma sentença. Dessa forma, esse aplicativo, que poderia ser uma boa ideia, acaba sendo um desserviço à pedagogia democrática da população”, concluiu.

O ATUAL7 entrou em contato com o Vigie Aqui!, site mantido na internet pelo instituto Reclame Aqui! para divulgação e download do App, e aguarda retorno sobre o assunto.



Comente esta reportagem