MP revela farsa de multidão em ato de campanha de Flávio Dino
Política

MP revela farsa de multidão em ato de campanha de Flávio Dino

Aulas em Santo Antônio dos Lopes foram canceladas para que alunos e professores participassem de ato político-eleitoral do comunista na cidade

Uma ação de improbidade administrativa ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão revelou uma trapaça política em pelo menos um dos casos em que o governador Flávio Dino (PCdoB), que concorre à reeleição ao Palácio dos Leões, foi recebido por uma turba de eleitores em ato de campanha.

De acordo com denúncia do promotor de Justiça Guilherme Goulart Soares, titular da Promotoria de Santo Antônio dos Lopes, a secretária de Educação do município, Raimunda Sousa Carvalho Nascimento, liberou alunos e professores da rede de ensino pertencente à prefeitura para acompanharem a passagem do comunista e seus aliados pela cidade.

A liberação para provocar a impressão de que uma multidão participava do ato de campanha ocorreu no último dia 31.

Além do governador, também participaram do ato político-eleitoral com a multidão criada por meio da trapaça os candidatos a reeleição para a Assembleia Legislativa Glalbert Cutrim (PDT) e Ana do Gás (PCdoB), mulher do ex-prefeito do município, Eunélio Mendonça; os candidatos a deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e Juscelino Oliveira (DEM); e o candidato ao Senado Weverton Rocha (PDT). O prefeito do município, Emanuel Lima de Oliveira, o Bigu (PSDB), também participou do ato.


Penalidades

Em razão da irregularidade, o Parquet requer que Raimunda Nascimento seja afastada do cargo até o dia 28 de outubro, data de eventual 2º turno das eleições deste ano. A finalidade é evitar que os alunos de Santo Antônio dos Lopes voltem a perder aulas em razão de atos com fim político-eleitoral.

“Persistindo no exercício de sua função, (ela) poderá determinar durante o período eleitoral novamente que os alunos de Santo Antônio dos Lopes fiquem sem acesso às aulas quando outros atos político-partidários ocorrerem na cidade. Os alunos da rede pública municipal não podem ficar à mercê da vontade eleitoral da secretária”, destaca o promotor.

Ainda na ação, o Ministério Público maranhense pede que, ao final do processo, a secretária de Educação de Santo Antônio dos Lopes seja condenada por improbidade administrativa.



Comente esta reportagem