Moro aceita convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro
Política

Moro aceita convite para ser ministro da Justiça e Segurança Pública de Bolsonaro

Magistrado afirmou que vai se afastar de audiências da Lava Jato e prometeu agenda forte de combate à corrupção e ao crime organizado

O juiz federal Sérgio Moro aceitou, nesta quinta-feira 1º, o convite do presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), para ser o superministro da Justiça e Segurança Pública do novo governo. O magistrado toma posse, assim como o presidente eleito, em janeiro de 2019.

A confirmação foi feita pelo próprio Moro, por meio de nota divulgada pelo magistrado após uma reunião na casa de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Na nota, Moro, que é o responsável pela Operação Lava Jato na 1ª instância, diz que vai deixar novas audiências relacionadas à investigação federal, para “evitar controvérsias desnecessárias”. Ainda segundo o magistrado, a operação vai continuar em Curitiba, com “valorosos” juízes locais. Ele prometeu “uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado”.

O juiz federal é o 5º ministro já confirmado na equipe de Bolsonaro. Os demais são: Onyx Lorenzoni, Casa Civil; Paulo Guedes, Economia; General Augusto Heleno, Defesa; e Marcos Pontes, Ciência e Tecnologia.

Abaixo, a nota oficial de Sérgio Moro:

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal, na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar, pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a pespectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito à Constituição, à lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguirá em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes. Curitiba, 01 de novembro de 2018.

Sergio Fernando Moro



Comentários 3

  1. Maria Helena

    Os devotos devem estar transtornados, se antes já espumavam ódio, agora soltarão fogo pelo nariz. Boa sorte ao juíz Sérgio Moro.

  2. Pingback: Atual7

  3. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem