Jerry defende votação secreta para cúpula do Congresso: “essencial à democracia”
Política

Jerry defende votação secreta para cúpula do Congresso: “essencial à democracia”

Comentário foi feito após decisão do ministro Dias Toffoli, negando pedido para que a eleição da Mesa Diretora na Câmara fosse realizada com votos abertos

O secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, eleito deputado federal pelo PCdoB do Maranhão em outubro último, defendeu que sejam mantidas secretas as votações para a escolha da nova cúpula do Congresso Nacional.

Nesta quarta-feira 9, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou pedido do deputado eleito Kim Kataguiri (DEM-SP), co-fundador e coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL), para que a eleição da Mesa Diretora na Câmara fosse realizada com votos abertos. A tendência agora é que o ministro revogue a liminar do colega Marco Aurélio Mello, dada em dezembro do ano passado, determinando que a votação no Senado seja aberta, contrariando o Regimento Interno da Casa, que prevê o voto secreto.

Em comentário no Twitter, a uma reportagem do Congresso em Foco sobre a decisão de Toffoli, Jerry apontou que o entendimento deve se estender ao Senado, e garantiu que a votação secreta é importante para a democracia brasileira. “Se vale para a Câmara valerá também para o Senado. Voto secreto é essencial à democracia”, disse.

Até o momento, nenhum dos comentários feitos na rede social sobre a declaração do comunista é de apoio a defesa feita.

Nesta semana, Márcio Jerry e parte dos integrantes da bancada federal maranhense almoçaram, em São Luís, com o presidente da Câmara e candidato à reeleição para o cargo, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na eleição, o PCdoB apoiou o democrata, novamente favorito na disputa.



Comentários 1

  1. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem