Pelo Maranhão, apenas Eliziane Gama assina CPI do Judiciário, a Lava Toga
Política

Pelo Maranhão, apenas Eliziane Gama assina CPI do Judiciário, a Lava Toga

Comissão quer investigar o funcionamento de órgãos como o STF. Ministros poderão ser convidados para prestar depoimento

Dos três senadores pelo Maranhão, apenas Eliziane Gama (PPS-MA) assinou o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Judiciário, já chamada nos bastidores de Lava Toga. “Apoio todas as CPIs”, disse ao ATUAL7.

A proposta da comissão é do senador Alessandro Vieira (PPS-SE), que vinha coletando assinaturas desde o início da semana. Nessa quinta-feira 8, chegou às 27 adesões necessárias.

Segundo ele, a CPI quer investigar o funcionamento de órgãos como o Supremo Tribunal Federal (STF) e pretende, inclusive, convidar ministros da Corte para prestar depoimento. O requerimento é focado em quatro pontos:

O “uso abusivo” de pedidos de vista ou outras manobras que atrasam as decisões das Cortes; a “diferença abissal do lapso de tramitação de pedidos, a depender do interessado”; o “cotidiano desrespeito ao princípio do colegiado”; a “diferença abissal do lapso de tramitação de pedidos, a depender do interessado”; e “a participação de ministros em atividades econômicas incompatíveis com a Lei Orgânica da Magistratura”.

Questionado pelo ATUAL7, o senador Weverton Rocha (PDT-MA) confirmou que não assinou o pedido de instauração da CPI do Judiciário. Resumidamente, justificou-se: “Essa proposta não chegou até mim”.

Roberto Rocha demonstrou desconhecimento ainda maior: “Não estou sabendo desta Comissão. Deve ser da Câmara. Não chegou a mim esse requerimento”, alegou.

Abaixo, a lista completa dos senadores que assinaram:

1 - Alessandro Vieira (PPS-SE)
2 - Marcos do Val (PPS-ES)
3 - Eliziane Gama (PPS-MA)
4 - Reguffe (sem partido-DF)
5 - Styvenson Valentim (Podemos-RN)
6 - Eduardo Girão (Podemos-CE)
7 - Álvaro Dias (Podemos-PR)
8 - Selma Arruda (PSL-MT)
9 - Fabiano Contarato (Rede-ES)
10 - Tasso Jereissati (PSDB-CE)
11 - Cid Gomes (PDT-CE)
12 - Jorge Kajuru (PSB-GO)
13 - Kátia Abreu (PDT-TO)
14 - Soraya Thronicke (PSL-MS)
15 - Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
16 - Leila Barros (PSB-DF)
17 - Sergio Petecão (PSD-AC)
18 - Lasier Martins (Podemos-RS)
19 - Major Olimpo (PSL-SP)
20 - Eduardo Braga (MDB-AM)
21 - Luiz Carlos do Carmo (MDB-GO)
22 - Rodrigo Cunha (PSDB-AL)
23 - Plínio Valério (PSDB-AM)
24 - Jayme Campos (DEM-MT)
25 - Luis Carlos Heinze (PP-RS)
26 - Telmário Mota (Pros-RR)
27 - Izalci Lucas (PSDB-DF)



Comentários 4

  1. Maria Helena

    Já era de se esperar quem conhece o prontuário de Weverton Rocha sabe que dificilmente ele iria fazer alguma coisa que pudesse prejudicar o supremo tribunal da vergonha, o outro senador tem uns rolos com dívidas trabalhistas, segundo a imprensa, a Eliziane se assinou é porque há oportunismo por trás.

  2. Gonçalo

    Parabéns senadora Eliziane vc está mostrando que está no senado para moralizar a política e também defender o brasileiro e dar um basta na corrupção

  3. Gluksmann Viana Freire

    Parabéns pra quem assumiu essa responsabilidade independente do intuito si não for a favor do povo / mais assinou ... agora os demais no mínimo devem algo pra não ter assinado essa petição ,no mínino apadrinham esses corruptos.

  4. Pingback: Atual7

Comente esta reportagem