Luis Fernando pode trocar prefeitura por cargo no governo pela segunda vez
Política

Luis Fernando pode trocar prefeitura por cargo no governo pela segunda vez

Se confirmar renúncia, tucano deixará São José de Ribamar sem cumprir promessa de ‘reconstrução’ da cidade

O prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva (PSDB), pode renunciar pela segunda vez o comando do município em troca de um cargo de confiança no Palácio dos Leões, agora sob o comando de Flávio Dino (PCdoB), seu novo padrinho político.

Alguns assessores mais próximos do tucano ouvidos pelo ATUAL7 afirmaram que ele está de quarentena, ainda decidindo se aceita ou não a proposta de assumir uma pasta técnica que lhe garanta autonomia para atuar como espécie de gerente metropolitano como outrora foi Ricardo Murad, visando a sucessão de Edivaldo Holanda Júnior (PDT) nas eleições de 2020. Outros garantiram que já se definiu, e planeja renunciar o cargo de prefeito após o Lava Pratos.

Se resolver embarcar novamente na aventura, Luis Fernando deixará o Executivo do terceiro município mais populoso do Maranhão sem cumprir a propalada promessa de ‘reconstrução’ da cidade do santo padroeiro.

De acordo com diversos vídeos divulgados nas redes sociais nos últimos dois anos, desde que retomou o comando da prefeitura, ele vem enfrentando alta impopularidade, mantém uma gestão fraca, sofre rejeição do funcionalismo público, levou a saúde municipal ao casos e não consegue tirar do buraco e da lama ruas e avenidas praticamente de bairros inteiros.

Sequer conseguiu tornar efetivas as 10 medidas prometidas quando ele assumiu o mandato, e ainda revelou-se publicamente desequilibrado e ditadorzinho mequetrefe quando cobrado pela população por trabalho e competência.

No final de 2009, quando rejeitou pela primeira vez a confiança depositada nas urnas pelo eleitorado ribamarense para servir diretamente a então padroeira Roseana Sarney (MDB), com o objetivo de ser candidato oficial do clã ao governo estadual, o plano não deu certo.

Ciente da realidade que não possui densidade eleitoral além da MA-201, e sem o prestígio político esperado para se oficializar no pleito, Luis Fernando rompeu em 2014 com os Sarney praticamente em cima das urnas, e passou a amargar o apelido “picolé de chuchu”, dado pelos seus então adversários e hoje aliados, devido ao seu estilo aguado, insosso, sem gosto.

Agora anilhado ao projeto de quem ele mesmo classificou de “mudança de gogó”, se a Justiça Eleitoral não atrapalhar e a proposta for aceita, o “picolé de chuchu” tentará ganhar sabor.



Comente esta reportagem