Eliziane justifica voto contra MP do pente-fino no INSS: ‘Não podemos punir os mais pobres’
Política

Eliziane justifica voto contra MP do pente-fino no INSS: ‘Não podemos punir os mais pobres’

Proposta do governo de Jair Bolsonaro estabelece regras mais rígidas para aposentadoria de trabalhadores rurais

A líder do Cidadania no Senado Federal, Eliziane Gama (MA), usou sua conta pessoal no Twitter para justificar a apresentação de voto contrário à medida provisória proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) que cria um pente-fino nos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

“Precisamos de mudanças na Previdência, aprovar as reformas é um passo fundamental para tirar o país da crise. Mas não podemos punir os mais pobres. Na MP 871, os trabalhadores rurais são os mais prejudicados. Não posso aceitar mudança em que só o pobre pague a conta”, postou.

A proposta foi aprovada pela Casa na noite dessa segunda-feira 3, a pouco mais de três horas do fim do prazo de validade, por 55 votos favoráveis e 12 contrários. Pelo Maranhão, apenas o senador Roberto Rocha foi a favor da proposta. O senador Weverton Rocha (PDT-MA), em missão da Guiana Francesa, não pode participar da sessão.

Segundo o texto aprovado, até 2023, a comprovação para que os trabalhadores do campo tenham acesso à aposentadoria rural passa por uma autodeclaração que precisa ser reconhecida por algum órgão público e não mais por sindicatos rurais. Depois, a autodeclaração não será mais aceita e o trabalhador rural terá de se inscrever no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) para comprovar o tempo de serviço no campo e ter acesso ao benefício.



Comente esta reportagem