Jerry e outros 10 acionam Bolsonaro no MPF por fala sobre ‘governadores de paraíba’
Política

Jerry e outros 10 acionam Bolsonaro no MPF por fala sobre ‘governadores de paraíba’

Deputados e senadores de oposição alegam que presidente da República feriu princípios da impessoalidade e incorreu em racismo

O vice-presidente do PCdoB na Câmara dos Deputados, Márcio Jerry (MA), e outros 10 parlamentares do Congresso que fazem oposição a Jair Bolsonaro (PSL) protocolaram representação no MPF (Ministério Público Federal) contra o presidente, por suposta improbidade administrativa e dano moral coletivo, com base na gravação em que ele referiu-se a governadores do Nordeste como “paraíbas”.

“Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, afirmou o presidente ao ministro Onyx Lorenzoni, no último dia 19, sem perceber que estava sendo gravado.

Formado por deputados e senadores, o grupo alega que Bolsonaro feriu os princípios da impessoalidade na administração pública, ao recomendar a restrição de relações com o governador do Maranhão, Flávio Dino, também do PCdoB, e que também incorreu em atos de racismo.

Após a divulgação da fala capturada pelos microfones da TV Brasil, que transmitia ao vivo uma edição do café da manhã do presidente da República com a imprensa, Jair Bolsonaro negou ter chamado a todos os governadores do Nordeste de “paraíbas”. Afirmou que estava, apenas, fazendo críticas aos gestores dos dois estados: Paraíba, João Azevedo (PSB); e Maranhão, Dino — que, aparentemente, começa a incomodar Bolsonaro e surgir como possível ameaça em 2022.

Uma outra fala de Bolsonaro, dita durante live na qual perguntou ao ministro Tarcísio Freitas (Infraestrutura) se ele tinha algum parente “pau de arara”, também consta na representação protocolada na MPF. Na live, o ministro respondeu ao presidente que, sim, tinha parentes no Piauí. Bolsonaro, então, concluiu: “Com essa cabeça aí, tu não nega”, caindo em seguida sozinho numa forte gargalhada.

Além de Márcio Jerry, assinam a representação contra Jair Bolsonaro os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB-BA), Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Edmilson Rodrigues (PSOL-PA), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Tadeu Alencar (PSB-PE). Os senadores que também assinam o documento são: Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Weverton Rocha (PDT-MA), Humberto Costa (PT-PE), Fabiano Contarato (Rede-ES) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).



Comente esta reportagem