Bolsonaro anuncia que vai deixar PSL e criar o partido Aliança pelo Brasil
Política

Bolsonaro anuncia que vai deixar PSL e criar o partido Aliança pelo Brasil

Expectativa é que 30 parlamentares acompanhem o presidente

O presidente Jair Bolsonaro anunciou a deputados, nesta terça-feira 12, que vai se desfiliar do PSL, sigla pela qual foi eleito, e criar o partido Aliança pelo Brasil. A expectativa é que em torno de 30 parlamentares acompanhem o presidente.

A primeira reunião da futura legenda vai acontecer no próximo dia 21, quando o estatuto da futura sigla será apresentado.

Segundo o manifesto da nova legenda, a sigla é “o sonho e a inspiração de pessoas leais ao presidente Jair Bolsonaro”, e que o partido almeja “livrar o país dos larápios, dos ‘espertos’, dos demagogos e dos traidores que enganam os pobres e os ignorantes que eles mesmo mantêm, para se fartar.”

Para criar o novo partido, de acordo com o jornal O Globo, advogados de Bolsonaro apostam na coleta de assinaturas por meio digital. O recolhimento será feito por um aplicativo de telefone elaborado para este fim. Os advogados querem colocar o aplicativo à disposição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para que seja feita a verificação da assinatura em tempo real. Mas ainda não há certeza se a inovação será aceita pela Justiça Eleitoral.

Atualmente, são necessárias 491 mil assinaturas originais para se formar uma legenda.

Ainda segundo O Globo, caso o partido não consiga atingir o número mínimo de apoios necessários até março, para que possa concorrer nas eleições municipais de 2020, a ideia é que Bolsonaro permaneça sem legenda, apoiando aliados de outras siglas na disputa para as prefeituras.



Comente esta reportagem