Valéria Macedo na expectativa de julgamento de ação contra Duarte Júnior
Política

Valéria Macedo na expectativa de julgamento de ação contra Duarte Júnior

Pedetista pode assumir vaga na Assembleia Legislativa do Maranhão, em eventual cassação do deputado do PCdoB

A ex-deputada estadual Valéria Macedo (PDT), que amargou nas urnas em 2018 apenas 29.650 votos, pode realizar o sonho de voltar a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Maranhão, ainda neste ano.

Quarta suplente da coligação Todos pelo Maranhão 3 (PDT / PCdoB / PSB / PRB / PR / DEM / PP / PTC / AVANTE), ela vive na expectativa da iminência de julgamento da ação de investigação judicial eleitoral que tramita no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão contra o deputado Duarte Júnior (PCdoB), por abuso de poder, consubstanciado no uso abusivo de publicidade institucional do Procon (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor) do Maranhão visando impulsionar a própria então candidatura.

Com a decisão do vice-presidente e corregedor do TRE-MA, desembargador Tyrone Silva, de abrir prazo às partes para apresentação das alegações finais, a ação estará pronta para ser julgada nos próximos dias.

Conforme a determinação de Tyrone, que é relator do processo, a intimação foi feita nessa terça-feira 3, por meio de sistema eletrônico. O parlamentar, agora, tem o prazo de dois dias para apresentar as alegações. O mesmo dado ao MPE (Ministério Público Eleitoral), autor da ação, e à ex-presidente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor (Procon) do Maranhão e namorada de Duarte Júnior, Karen Barros, também ré.

Em eventual cassação do deputado do PCdoB, assume definitivamente a cadeira na Assembleia Legislativa o suplente no exercício do mandato Edivaldo Holanda, o Holandão (PTC), pai do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) —a quem Duarte Júnior, em coincidentes gestos, passou a defender a gestão em São Luís, nas últimas semanas.

Ainda neste sentido, permanecendo licenciados três deputados —Ana Mendonça (PCdoB), Marcelo Tavares (PSB) e Marcio Honaiser (PDT)—, a última vaga passa a ser de Valéria Macedo.



Comente esta reportagem